Este é novo Skoda Octavia RS: todos os detalhes

Este é novo Skoda Octavia RS: todos os detalhes

Foi com pompa e circunstância que a Skoda apresentou em Viena, de uma vez só, dois novos elementos da família Octavia.

As primeiras imagens do Skoda Octavia RS já tinham sido reveladas há um par de semanas, mas nem por isso a marca checa se inibiu de apresentar pela primeira vez ao público o seu novo desportivo nas variantes limousine e carrinha – de que já falámos aqui.

Como seria de esperar, também a versão desportiva do bestseller da Skoda incorpora as novas linhas de design do recente facelift da gama Octavia – inclusive a nova secção dianteira que tanto tem dado que falar. Por isso, além da grelha redesenhada e os duplos faróis dianteiros (com tecnologia LED), as entradas de ar foram revistas, assim como os para-choques, enquanto que a via traseira cresceu 30 mm de largura em relação ao modelo anterior.

Em termos dinâmicos, o novo Octavia RS está agora 15 mm mais próximo do chão, graças a uma nova suspensão desportiva, e conta com jantes entre 17 e 19 polegadas com pinças de travão pintadas a vermelho ou prateado. Está também disponível, opcionalmente, um sistema de amplificação de som do escape.

No interior, a renovada gama desportiva conta com um novo sistema de infoentretenimento e conectividade – com um ecrã entre 8 e 9.2 polegadas – e bancos desportivos em pele alcantara.

APRESENTAÇÃO: Já conduzimos o novo Skoda Kodiaq

Ao nível da performance, o novo Octavia RS pode resumir-se apenas numa frase: é o Skoda mais potente de sempre (pelo menos até à chegada deste… clica aqui). Os engenheiros da marca conseguiram extrair mais 10 cv do conhecido motor 2.0 TSI, fixando a potência nos 230 cv e o binário nos 350 Nm. Acoplado (de série) a uma transmissão manual de seis velocidades, é com a caixa de dupla embraiagem DSG de seis relações que o Octavia RS melhor se exprime – as acelerações dos 0 a 100 km/h cumprem-se em 6,7 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.

Já a oferta Diesel mantém-se inalterada, com o motor 2.0 TDI de 184 cv disponível com um sistema de tração integral. Aqui, destacam-se os consumos anunciados pela marca checa: 4.5 l/100km.

Como podem ver pelas imagens, o novo Skoda Octavia RS está disponível na versão de três volumes mas também na vesão carrinha. A gama Octavia completa-se com a versão mais aventureira Scout, também já revelada.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter