Notícias Ford vai investir 4.275 milhões de euros na eletrificação da sua gama

Ford vai investir 4.275 milhões de euros na eletrificação da sua gama

A Ford confirma que 7 de um total de 13 novos veículos eléctricos, a comercializar a nível global, irão chegar nos próximos 5 anos, neles incluindo-se os modelos F-150 Hybrid, Mustang Hybrid e Transit Custom plug-in hybrid.

A Ford revelou ontem os primeiros detalhes de 7 dos 13 novos veículos globais eléctricos que pretende lançar nos próximos cinco anos, incluindo versões híbridas dos icónicos F-150 pickup e Mustang para os EUA, uma versão plug-in hybrid da Transit Custom para a Europa e um SUV totalmente eléctrico, com uma autonomia estimada em pelo menos 482 km, para clientes a nível global.

O construtor anunciou também os planos para um investimento de 700 milhões de dólares (cerca de 665 milhões de euros) na expansão da sua fábrica de Flat Rock (Michigan) numa unidade de produção de veículos autónomos e eléctricos de alta tecnologia, juntamente com os modelos Mustang e Lincoln Continental. Segundo a marca, a expansão da fábrica criará 700 novos postos de trabalho directos.

A NÃO PERDER:Este vídeo mostra o avanço da poluição em Pequim

Este conjunto de inciativas faz parte de um investimento total de 4.500 milhões de dólares (cerca de 4.275 milhões de euros) em veículos eléctricos a realizar até 2020. Estes planos fazem parte da estratégia de expansão da companhia para se tornar numa empresa automóvel e de mobilidade, líder em veículos eléctricos e autónomos e oferecendo novas soluções de mobilidade.

Como refere Mark Fields, Presidente e CEO da Ford, “à medida que cada vez mais consumidores de todo o mundo começam a mostrar interesse nos veículos eléctricos, a Ford está apostada em oferecer aos consumidores uma ampla gama de veículos eléctricos, serviços e soluções que melhorem a vida das pessoas.” Fields sublinha ainda que “os nossos investimentos e a expansão da nossa gama reflectem as nossas previsões de que a oferta global de veículos eléctricos irá exceder a de veículos a gasolina dentro dos próximos 15 anos.”

Os 7 veículos eléctricos globais anunciados ontem são:

    • Um novo pequeno SUV totalmente eléctrico, a chegar em 2020, concebido para proporcionar uma autonomia estimada em pelo menos 482 km, a ser produzido na fábrica de Flat Rock e comercializado na América do Norte, Europa e Ásia;
    • Um veículo autónomo de grande volume concebido para serviços comerciais de transporte partilhado ou por marcação, a iniciar na América do Norte. Este veículo híbrido sera apresentado em 2021 e será produzido na fábrica Flat Rock;
    • Uma versão híbrida da best-seller F-150 pick-up disponível a partir de 2020 para comercialização na América do Norte e Médio Oriente. Produzida na fábrica Dearborn Truck Plant da Ford, a F-150 Hybrid proporcionará grandes capacidades de reboque e de carga, e poderá operar como gerador móvel;
    •  Uma versão híbrida do mítico Mustang, com a potência de um V8 e ainda mais binário a baixo regime. Produzido na fábrica de Flat Rock, o Mustang Hybrid será apresentado em 2020 e, inicialmente, estará disponível apenas na América do Norte;
    • Uma versão plug-in hybrid da Transit Custom a disponibilizar em 2019 na Europa, desenvolvida para ajudar a reduzir os custos de operação mesmo nas vias de circulação mais congestionadas;
    • Dois novos veículos policiais de perseguição. Um dos dois novos veículos híbridos para a polícia será produzido em Chicago; ambos serão dotados de todo o equipamento específico para serviço policial, conteúdos a aplicar pelo centro exclusivamente dedicado à transnformação de veículos policiais da Ford, em Chicago.

Para além do acima exposto, a Ford anuncia que a sua gama global de veículos de passageiros será formada pelo primeiros híbridos da marca a contar com motores EcoBoost em vez de motores normalmente aspirados, incrementando a performance e a economia de combustível.

A Ford planeia, igualmente, uma agressiva acção no que respeita ao desenvolvimento, à escala global, de soluções e serviços para os veículos eléctricos. Estes planos incluem a gestão de frotas de VEs, planeamento de trajectos e soluções de telemática.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter