Chrysler Portal Concept de olhos postos no futuro

Chrysler Portal Concept de olhos postos no futuro

A Chrysler estreia-se nesta edição do Consumer Electronics Show (CES) com a sua interpretação para o futuro do automóvel.

É talvez o protótipo mais futurista alguma vez feito pela Chrysler, o que por si só já diz muito sobre o modelo apresentado ontem em Las Vegas. O Chrysler Portal Concept é uma carrinha feita a pensar nos millennials, e desenhada “de dentro para fora”.

O habitáculo é de facto o prato forte deste MPV do futuro, desde logo a começar na sensação de open-space graças ao teto panorâmico. O ecrã no tejadilho convida os passageiros do banco de trás a partilharem fotografias, músicas e vídeos. Apesar da arquitetura mais compacta do que é normal para um veículo deste segmento, o espaço no interior é uma das qualidades do Portal Concept.

Por fora, a carroçaria é minimalista e de linhas fluídas, com destaque para as portas deslizantes que facilitam a entrada no veículo.

A NÃO PERDER: Mais de 80 novidades para 2017 que tens de conhecer

“O Chrysler Portal Concept serve como ponto de encontro para (até) seis pessoas, e foi um modelo desenhado para servir as necessidades das gerações mais novas à medida que estas vão fazendo a transição para um estilo de vida familiar”

Ralph Gilles, responsável pelo departamento de design da FCA

Debaixo do capot encontramos um motor elétrico acoplado a uma bateria de 100 kWh, o que, segundo a marca, permite uma autonomia de 400 km. No que toca ao carregamento, em menos de 20 minutos é possível recuperar energia suficiente para percorrer 240 km, isto num posto de carregamento rápido.

Como não poderia deixar de ser, o Chrysler Portal Concept está também equipado com sensores de movimento, radares e câmaras traseiras e dianteiras, que fazem parte da nova geração de tecnologias de condução semi-autónoma da Chrysler. Quer isto dizer que em autoestrada, este MPV é capaz de assumir as lides da condução.

Outra das novidades a nível tecnológico é o sistema de reconhecimento facial. Ao entrarmos no veículo, este sistema reconhece o condutor e configura o veículo adequadamente.

Para já, o Chrysler Portal Concept não passa disso mesmo, um protótipo, sendo pouco provável que chegue às linhas de produção num futuro próximo. Ainda assim, é possível que vejamos algumas destas tecnologias da Chrysler num próximo modelo de produção da marca.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter