Notícias Quanto tempo aguenta um carro sem óleo no motor?

Vídeo

Quanto tempo aguenta um carro sem óleo no motor?

Respeitar os intervalos de manutenção e mudança de óleo é um dos comportamentos mais importantes para preservares a saúde do motor do teu carro.

Como sabemos, o atrito gerado entre as várias peças do motor provoca ruído, calor e principalmente desgaste nas peças. Como tal, a lubrificação dos componentes mecânicos é algo imprescindível ao funcionamento de qualquer motor de combustão.

CRÓNICA: 10 motivos porque ser mecânico é (muito!) difícil

Mas, o que é que acontece se retirarmos todo o óleo do motor e conduzirmos o carro como se nada fosse? Para responder a esta pergunta, os nossos colegas da Car Throttle sacrificaram um Mercedes-Benz Classe C 180 de 1994, com mais de 300 mil km nas pernas, tudo por uma boa causa. Alex e companhia levaram o carro para um circuito fechado, removeram completamente o óleo do motor e puseram-no à prova, como podes ver no vídeo em baixo:

Depois de algumas voltas à pista, o inevitável aconteceu. Uma pequena explosão e algumas das peças deste motor de 1.8 litros a gasolina acabaram por ficar na pista, isto ao fim de pouco mais de 17 minutos. Se dúvidas houvesse (que não havia…), agora já sabemos o que acontece.