Australianos mostram como se pavimenta 5 km de estrada em apenas dois dias

Australianos mostram como se pavimenta 5 km de estrada em apenas dois dias

A rapidez e eficiência na pavimentação desta estrada australiana já se tornou viral.

Moora é uma pequena localidade no sudoeste australiano com menos de dois mil habitantes, mas que tem estado nas bocas do mundo – ou pelo menos tem feito sucesso na internet – devido a um vídeo lançado no final do ano passado.

O vídeo em questão, gravado com um drone, mostra os trabalhos de recuperação da Airstrip Road, que resultam de um programa de investimento no valor de 443,000 dólares australianos. Mas o que tem deixado os internautas de boca aberta é a rapidez em que tudo foi feito: em apenas dois dias, os trabalhadores conseguiram pavimentar as 3 milhas (cerca de 5 km) desta estrada. Assiste ao vídeo em baixo:

AUTOPÉDIA: Como é que o motor HCCI sem velas de ignição da Mazda vai funcionar?

Have you ever seen how a road is bituminised? Finishing touches were recently accomplished on the $443,000 upgrade to Airstrip Road. Funded through Roads to Recovery Funding Program. A great job by our road works crew and Trevor Longman with the Shires drone for the footage.A total of 4.9kms were completed over a two day period.

Publicado por Shire of Moora em Terça-feira, 13 de Dezembro de 2016

Para a pavimentação desta estrada foi usada uma técnica apelidada de Chipseal, um processo que combina uma camada de asfalto com outro tipo de materiais, como areia, gravilha, cimento, etc. Mas toda esta rapidez e eficiência tem os seus pontos negativos: há quem ponha em causa a durabilidade deste piso, bem como a sua resistência à humidade. Nem tudo é perfeito…

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter