Notícias Novo Toyota Yaris WRC não é um Yaris qualquer, pelo contrário

WRC

Novo Toyota Yaris WRC não é um Yaris qualquer, pelo contrário

Após 17 anos de ausência nas pistas, a Toyota está finalmente de regresso ao Mundial de Ralis com o novo Yaris WRC. Um regresso em grande.

Estão a ver as imagens? Este não é um Yaris qualquer – como se todos estes apêndices aerodinâmicos passassem despercebidos…

Trata-se do novo Toyota Yaris WRC, apresentado esta semana em Helsínquia, e que vai competir na próxima temporada do Campeonato Mundial de Ralis. Após 17 anos afastada da prova, nos últimos nove meses a equipa da Toyota Gazoo Racing trabalhou arduamente para desenvolver um carro capaz ganhar no WRC.

O Toyota Yaris WRC está equipado com um motor 1.6 turbo de injeção direta com mais de 380 cv e 450 Nm dirigidos às quatro rodas (tração integral permanente com três diferenciais, dois mecânicos e um ativo), acoplado a uma caixa de seis velocidades com comandos hidráulicos. Além da mecânica, é de realçar o design visualmente mais espetacular, que apenas foi possível graças aos novos regulamentos aerodinâmicos em vigor na próxima temporada.

toyota-yaris-wrc-1
VÊ TAMBÉM: Novo Toyota GT 86 confirmado

Aos comandos do Toyota Yaris WRC vão estar os pilotos finlandeses Juho Hänninen e Jari-Matti Latvala. Este último, com larga experiência no WRC, reforçou a oportunidade de voltar a sentar-se ao volante do Toyota Yaris:

Comecei a minha carreira em 2001 num Toyota Corolla GT, e a minha primeira prova competitiva com um WRC foi em 2003 na Estónia ao volante de um Corolla WRC. Por isso, de certa forma, parece que estou a voltar a casa. Estou muito contente por integrar a equipa Toyota Gazoo Racing WRC desde o início e liderar esta nova aventura com eles. Tenho muita sorte em fazer parte deste projeto e espero alcançar muitas vitórias”.

Esapekka Lappi, o jovem finlandês que ganhou o campeonato WRC 2, vai integrar a equipa como piloto de testes. O Campeonato Mundial de Ralis tem início já no próximo mês de janeiro.

toyota-yaris-wrc-2toyota-yaris-wrc-4