Especial Mais de 80 novidades para 2017 que tens de conhecer

Especial Antevisão

Mais de 80 novidades para 2017 que tens de conhecer

Neste artigo reunimos as principais novidades para 2017. Com tantos modelos, o difícil é escolher.

Há modelos para todos os gostos e carteiras, do mais económico citadino ao supercarro mais exclusivo e excêntrico. Esta lista com mais de 80 novidades é prova disso mesmo.

Apesar das incertezas quanto ao futuro, a verdade é que no presente a indústria automóvel apresenta uma saúde de «ferro». A título de exemplo, a Alfa Romeo renasceu das cinzas, a Kia vai fazer a maior ofensiva de produto da sua história, a SEAT continua a bater recordes, a Volvo mantém o ritmo de crescimento acelerado e a Mazda não dá sinais de abrandamento.

Quanto à Volkswagen – apesar dos problemas com o escândalo das emissões – as vendas continuam em bom plano e os lançamentos agendados para 2017 prometem aumentar as vendas.

Naturalmente, entre estas novidades, temos de destacar o arranque da produção do T-Roc, modelo que será produzido na Autoeuropa. Sem mais demora, fica com a lista completa de novidades para o próximo ano:

Alfa Romeo Stelvio

O Alfa Romeo Stelvio marca a estreia da marca italiana no segmento dos SUV.

Na base do Stelvio vamos encontrar a plataforma e as motorizações que já conhecemos do Giulia. Naturalmente, a versão mais aguardada será a Quadrifoglio, equipada com um motor V6 bi-turbo de origem Ferrari. Será a mais aguardada (é certo…), porém a mais vendida terá certamente uma dieta à base de gasóleo… Mais detalhes do Stelvio aqui.

Alfa Romeo (Segmento E)

Consolidada a posição do Giulia no segmento, em 2017 a Alfa Romeo deverá iniciar a sua ofensiva aos segmentos superiores.

Essa ofensiva poderá passar pela apresentação de uma berlina do segmento E (imagem em destaque meramente ilustrativa), que medirá forças com o Audi A6, BMW Série 5, Volvo V90 e Mercedes-Benz Classe E.

Alpine

O renascimento da Alpine é um dos momentos mais aguardados do próximo ano.

Motor central, tração traseira e design inspirado no icónico A110 são apenas alguns dos ingredientes que prometem fazer deste modelo um dos mais desejados de 2017. Para já, as informações são escassas. Mas o que já sabemos podes encontrar aqui.

Audi RS1

O lançamento do Audi RS1 ainda não é uma certeza, mas nós acreditamos que a marca de Ingolstadt fará questão de despedir-se desta geração do A1 em grande estilo.

O mundo merece um pequeno «pocket rocket» com tração integral e mais de 250 cv. A imagem que acompanha este artigo diz respeito ao Audi A1 Clubsport quattro concept, modelo que deverá servir de base ao Audi RS1.

Audi TT RS

Por onde é que começamos? Talvez pelo motor… 5 cilindros Turbo! É o Audi TT mais potente de sempre.

A arquitetura com mais tradição no construtor de Ingolstadt está de volta, na sua interpretação mais radical de sempre: 400 cv de potência às 7.000 rpm e 480 Nm de binário máximo constante entre as entre as 1.700 rpm e as 5.850 rpm. Chega ao mercado já no próximo ano.

Audi RS3 Limousine

Gostas muito do Audi TT RS mas os teus amigos não cabem no banco de trás? A solução pode ser este Audi RS3 Limousine. Não lhe falta nada, nem o espaço suplementar. Mais detalhes aqui.

Audi A6

A atual geração do Audi A6 já começa a acusar o peso dos anos – principalmente no capitulo tecnológico. Portanto, 2017 será o ano em que a marca alemã vai renovar a sua berlina executiva.

A plataforma que já conhecemos do Audi Q7 e A4, servirá de base a esta nova geração. Além de motores mais eficientes e de um design atualizado, um dos grandes destaques do novo A6 serão certamente as tecnologias de apoio à condução.

Audi A8

Dos «três grandes» (Audi, BMW e Mercedes), a Audi será a última a revelar o seu novo topo de gama. Tanto a BMW (com o Série 7), como a Mercedes (com o Classe S) já lançaram as gerações dos seus topos de gama para os próximos 4 a 5 anos. A Audi só o fará em 2017.

A espera foi longa mas promete valer a pena. Como é apanágio deste segmento, o Audi A8 deverá estrear um conjunto de tecnologias que só estarão disponíveis nos restantes modelos da marca daqui por alguns anos. Acreditamos que um dos grandes trunfos do novo A8 face à concorrência será a adopção de um sistema de condução semi-autónoma de última geração.

Audi SQ2

O SUV mais compacto da família Audi vai ganhar uma versão vitaminada, uma notícia que não será novidade para os leitores mais assíduos da Razão Automóvel.

Em junho apanhámos este SUV de 300cv e tração quattro numa intensa sessão de testes no fantástico Nürburgring – aqui.

Audi Q5

É o SUV mais vendido da marca, daí que a Audi tenha equipado esta geração do Q5 com a melhor tecnologia do Grupo Volkswagen.

Já apresentado à imprensa internacional no México, conhece aqui todos os detalhes desta nova geração do Q5 neste artigo.

Bentley Bentayga Diesel

Continuando pelo Grupo Volkswagen (a ordem alfabética assim o dita), viramos agora as nossas atenções para a marca de luxo do gigante alemão: a Bentley.

Se 2016 marcou a entrada da Bentley no segmento dos SUV, 2017 marcará a entrada da marca inglesa no universo Diesel. Sim, isso mesmo, Diesel! O «super motor» 4.0 V8 TDI que já conhecemos do Audi SQ7 vai aliar-se à carroçaria inglesa para um casamento no mínimo curioso. Mais informações aqui.

BMW Série 3 (G20)

A atual geração do BMW Série 3 encontra-se no final do seu ciclo de vida. Em 2017 deveremos conhecer a nova geração, internamente apelidada de G20.

BMW Série 5

Apresentada este ano em Portugal à imprensa internacional, a berlina executiva da BMW chega com força aos mercados no início deste ano. Neste artigo, podes ficar a conhecer todos os detalhes desta nova geração G30 – clica aqui.

BMW M4

Calma, não é um «novo» BMW M4. Em 2017 a BMW vai operar algumas melhorias no M4, porém, nenhuma delas vai afetar o motor.

Acima de tudo, serão mudanças estéticas e de pormenor. No exterior o M4 vai adoptar algumas soluções herdadas da versão M4 GTS (na imagem) e no interior o sistema de infotainment será atualizado.

BMW M5

É a resposta da BMW à apresentação do Mercedes-AMG E63 S 4Matic+. Será que vai ser capaz de ombrear com a rival de Estugarda?

A resposta é: não sabemos. Até porque as informações oficiais sobre a nova geração do BMW M5 ainda são muito escassas – podes ler os principais rumores aqui e aqui. Seja de que forma for, quem é que não gostava de voltar a ver esta versão nas estradas?

BMW X2

Em 2017 a BMW vai apresentar a versão de produção do aguardado X2, uma versão mais desportiva do já conhecido BMW X1.

BMW X3

Com a gama Série 5 renovada, 2017 será o ano de preparação da BMW para o lançamento da nova geração do Série 3. O primeiro passo nesse sentido será o lançamento do novo BMW X3, que fará a estreia da plataforma que a BMW vai usar no Série 3 (G20).

Falamos naturalmente da plataforma CLAR (CLuster ARchitecture), que será transversal a todos os modelos de tração traseira da BMW.

Citroën C3 Picasso

No próximo ano a marca francesa vai continuar a ofensiva de produtos diferenciados, que começou em 2014 com o lançamento do C4 Cactus, e que em 2016 conheceu um novo membro: falamos do renovado Citroën C3.

Entre estes dois modelos vai nascer uma nova proposta, chama-se Citroën C3 Picasso. Será uma versão crossover do C3 lançado este ano, com alguns «ares» emprestados pelo C4 Cactus. A gama de motores e equipamentos será a mesma.

Dacia Sandero

Não foi a mudança que muitos esperavam, mas foi a mudança que o Dacia Sandero precisava. O design exterior ganhou faróis redesenhados e o interior recebeu um novo volante, comandos dos vidros nas portas e novos acabamentos.

Pouco? Não. Acima de tudo o suficiente. Chega a Portugal no primeiro trimestre de 2017.

Ferrari GTC4 Lusso T

Olhem para ele. É um Ferrari. Mas é mais que isso… O Ferrari GTC4Lusso T é o primeiro modelo de quatro lugares com motor V8 da marca italiana – mas continua a estar disponível a versão equipada com o motor V12.

Conhece todos os detalhes desta shooting brake nascida e criada em Maranello aquiCaso tenhas ficado convencido, podes sempre ir ao configurador da marca escolher a cor, as jantes, o interior e os extras que pretendes e encomendar uma.

Ferrari LaFerrari Aperta
ferrari-laferrari_aperta

O Ferrari LaFerrari Aperta chega em 2017 e já está esgotado. Raios!

Fiat Panda

Continuando em terras italianas, mudamos de cavalo para…Fiat.

O popular Fiat Panda vai receber atualizações já em 2017. Além das mudanças estéticas, vai receber… isso mesmo!, vai receber atualizações ao nível do sistema de infotainment e das ajudas à condução. De resto, pouco ou nada mais vai mudar.

Ford Ecosport

O SUV mais pequeno da Ford vai conhecer um facelift que deverá estender-se ao interior e exterior.

A dianteira deverá adoptar as novas linhas da Ford e o interior deverá aproximar-se do design que encontramos na nova geração do Ford Fiesta.

Ford Fiesta

O novo Ford Fiesta é a grande aposta da Ford para 2017. Um modelo totalmente novo que vai certamente complicar a vida à concorrência no segmento B. Conhece todos os detalhes do novo Ford Fiesta aqui e descobre porquê.

Entretanto, continuamos a aguardar a confirmação do lançamento do Ford Fiesta RS, que deverá acontecer no 2º semestre de 2017. Tração integral e mais de 250 cv? Sim, por favor.

Honda Civic

É a 10ª geração do popular modelo nipónico. A produção já arrancou (vê o vídeo aqui) e chega aos mercados já no primeiro trimestre de 2017.

Conhece todos os detalhes do Honda Civic neste extenso artigo que a Razão Automóvel dedicou ao Honda Civic.

Honda CR-V

Sabias que o Honda CR-V é o SUV mais vendido no mundo? É verdade. Daí que o CR-V seja um modelo pensado e projetado para agradar a “gregos e a troianos”. Em Portugal, infelizmente, a fiscalidade tem feito a vida difícil ao CR-V.

Para manter a atualidade face a uma concorrência cada vez mais feroz, em 2017 a Honda vai operar ligeiras melhorias no CR-V. Mais cosméticas do que técnicas.

Hyundai i10

O segmento A está a passar um das suas melhores fases de sempre. Um segmento que outrora era composto por carros demasiado “simples”, hoje é povoado por modelos que não se coíbem de fazer uma viagem mais longa e de oferecer cada vez mais aos seus ocupantes.

São seguros, bem equipados, eficientes e em alguns casos até bonitos. Em 2017 o novo Hyundai i10 promete seguir todos este predicados mantendo uma vantagem importante: o preço.

Hyundai Ioniq PHEV

É o grande rival do Toyota Prius.

Em 2017 chega a portugal a versão plug-in, que vai aliar forças à motorização a gasolina equipada com caixa de dupla embraiagem. Mais informações aqui.

Hyundai i30

Em 2017, este será o modelo mais importante para a Hyundai. Apesar do aumento da quota de mercado dos SUV, os compactos do segmento C continuam a representar a mais importante fatia do mercado na Europa.

Daí que a Hyundai não tenha feito concessões no desenvolvimento do Hyundai i30. Nós estivemos na apresentação mundial do i30 e comprovámos isso mesmo – todos os detalhes aqui.

Jaguar XF Sportbrake

Como já tivemos oportunidade de ver, em 2017 a maioria dos modelos do segmento E vão estar na máxima força.

A Jaguar não quer perder o comboio da Volvo, Audi, BMW e Mercedes e vai apresentar uma pequena «revolução» no XF.

Kia Picanto

À semelhança do seu «primo» Hyundai i10, também o Kia Picanto vai surgir no próximo ano com argumentos renovados.

Além das melhorias estéticas, aguardam-se importantes novidades no interior. Nomeadamente ao nível da conectividade com os dispositivos móveis e sistemas de ajuda à condução.

Kia Optima Hybrid

Não será a versão mais vendida da gama Optima, mas será uma importante adição à gama do construtor coreano. A Kia está atenta ao fenómeno de eletrificação do automóvel e prova disso mesmo será o lançamento do Kia Optima Hybrid em 2017.

Kia Niro

O melhor de dois mundos? Uma carroçaria SUV com uma motorização híbrida. O Kia Niro junta num só produto, duas das principais características que o mercado tem procurado.

A apresentação nacional do Kia Niro já decorreu e nós estivemos lá. Conhece aqui os preços do Niro para Portugal (chega em janeiro).

Kia GT

Do extenso calendário de lançamentos da Kia para 2017, este é o modelo mais ousado.

Segundo a marca, o Kia GT será a expressão máxima da capacidade técnica e estilística da marca. Há quem se refira ao Kia GT como o «Panamera do oriente». Fica a par de todos os detalhes já conhecidos do Kia GT aqui.

Kia Carens

A Kia mantém a aposta no segmento do monovolumes (MPV) com o competente Kia Carens. Em 2017 este modelo vai receber ligeiras melhorias, tanto no interior como no exterior (imagem do interior da atual geração).

Kia SUV

No final do próximo ano a Kia pretende lançar um SUV baseado na plataforma do novo Kia Rio (em baixo).

O design ainda é uma incógnita mas tudo o resto deverá ser decalcado do Rio.

Kia Rio

O novo Kia Rio vai ser um «caso sério» no segmento. Vê porquê neste artigo dedicado a esta nova geração do modelo coreano.

Lamborghini Aventador

Para acompanhar a concorrência não basta um design avassalador e um glorioso motor V12 atmosférico. A Lamborghini também sabe isso e limou as arestas que o tempo provocou no Aventador. Conhece aqui essas modificações.

Lamborghini Huracán Spyder

O Huracán que nós conhecemos agora a «céu aberto». Chega em… isso mesmo, 2017!

Land Rover Discovery

O «velho» Discovery está cada vez mais fashion e em 2017 vai sofrer um facelift. O competente sistema «Terrain Response» continuará a marcar presença, afinal de contas, trata-se de um Discovery. Há coisas que não devem mudar.

Lexus IS

Novo design e novos interiores. Com estas melhorias a Lexus espera que o IS continue na luta com as referências alemãs.

Lexus LC 500

O Lexus LC500 será o «porta-estandarte» da Lexus. O design inspirado e as soluções técnicas avançadas deste modelo vai ditar o caminho dos próximos modelos da marca. Conhece as especificações deste modelo aqui.

Maserati Alfieri

Em 2017 chega finalmente o sucessor do Maserati Granturismo. Mais informações neste artigo.

Mazda CX-5

Sem dúvida, a Mazda tem sido das marcas que mais vitalidade e dinamismo tem demonstrado nos últimos anos. O próximo ano não será excepção, tendo em consideração os primeiros detalhes que já conhecemos do Mazda CX-5.

Mazda MX-5 RF

O simpático roadster nipónico vai ganhar uma versão «targa» em 2017. Tudo o resto se mantém igual. Quanto a nós, vamos conduzi-lo já em janeiro e tu vais poder acompanhar tudo.

Mercedes-AMG C 63 R

Porque os 510 cv da versão C63 S não chegavam, a Mercedes-AMG decidiu lançar uma versão R ainda mais radical. Missão? Obliterar por completo o BMW M4 GTS.

Além do acréscimo de potência, as ligações ao solo, o sistema de travagem e a carroçaria também vão sofrer importantes melhorias.

Mercedes-AMG E63

Chega apenas em 2017 mas nós já conduzimos o E63 S em Portimão – recorda este primeiro contacto aqui.

Mercedes-AMG GT C Coupé

O festival de potência lá para os lados de Estugarda continua… conhece aqui os detalhes do Mercedes-AMG GT C Coupé.

Mercedes-AMG GT R

É a versão com «todos os molhos» do AMG-GT, o equivalente às versões RS da Porsche. Chega no próximo ano, mais informações aqui.

Mercedes-Benz Classe E All Terrain

Abandonamos as pistas e seguimos em direção aos caminhos de terra batida. Pela primeira vez na história, a gama Classe E vai ter uma versão “aventura”. Vai chamar-se All Terrain.

Mercedes-Benz Classe E Cabriolet

Além da versão All Terrain, esta geração do Classe E vai conhecer finalmente a versão Cabriolet…

Mercedes-Benz Classe E Coupé

E também a versão Coupé.

Mercedes-Benz Classe X

Depois de vários anos a «namorar» o segmento das pick-up, a Mercedes-Benz decidiu finalmente lançar a sua proposta.

Com uma importante ajuda da aliança Renault-Nissan, em 2017 chega a Classe X. Mais detalhes aqui.

Mercedes-Benz G-Class

O «durão» de Estugarda vai receber em 2017 a maior atualização da sua história. Uma mudança que chega numa altura em que nunca se venderam tantos Classe G como agora.

Mercedes-Maybach S650 Cabriolet

Eventualmente, a forma mais luxuosa de conduzir a «céu aberto».

MINI Countryman

Com a renovação do Countryman fica fechado o lançamento das variantes da atual geração do MINI.

Uma das grandes novidades será estreia de uma variante híbrida. Mais detalhes aqui.

Nissan Micra

Prestem muita atenção a este modelo. Caso o novo Nissan Micra confirme tudo aquilo que a marca promete, estamos perante a maior ofensiva da Nissan ao segmento B dos últimos 20 anos.

Sabe mais sobre este importante modelo da marca nipónica neste artigo.

Nissan Juke

A Nissan tem sabido interpretar e antecipar, melhor do que ninguém, as tendências no segmento dos SUV’s. O Nissan Juke foi prova disso mesmo.

O seu design arrojado foi um risco, mas o sucesso está à vista. Em 2017 deverá chegar a 2ª geração do modelo.

Nissan Qashqai

O Qashqai é sem sombra de dúvidas, a «galinha dos ovos de ouro» da Nissan na Europa.

Com a chegada de importantes propostas da concorrência este ano (leia-se Seat Ateca e Peugeot 3008, entre outros) é fundamental para a marca não perder terreno. Daí que no próximo ano o Qashqai vá sofrer um facelift e uma atualização da tecnologia a bordo.

Opel Crossland X

Na gama da Opel, o Crossland X será o equivalente do Astra em versão SUV. Mais um modelo que se junta ao cada vez mais concorrido segmento dos SUV.

Opel Insignia

O melhor Opel de todos os tempos? Possivelmente. Toda a tecnologia que a Opel tem à sua disposição foi empregue no Insignia. Conhece mais detalhes desta proposta do segmento D neste artigo.

Peugeot 5008

A Peugeot acertou em cheio na fórmula do novo 3008. Disse adeus à carroçaria MPV e assumiu verdadeiramente as formas de um SUV. Uma decisão que traduziu-se imediatamente em vendas e em encomendas acima das expectativas.

Perante estes resultados, não é de estranhar que a Peugeot siga o mesmo caminho com o 5008. Este modelo chega a Portugal no segundo semestre de 2017 e em comparação com o 3008 oferece mais espaço e dois lugares adicionais (num total de 7 lugares).

Porsche Panamera

É berlina de luxo do momento. Além do comportamento verdadeiramente desportivo, oferece níveis de conforto referenciais, como pudemos comprovar no nosso primeiro contacto.

Em 2017 a gama vai crescer, com a chegada de novas motorizações e versões. Entre outras, destacamos a versão Turbo S que deverá superar os 600 cv de potência.

Porsche Panamera Sport Turismo

Será a versão shooting brake do já conhecido Panamera.

Range Rover Sport Coupé

Para quem ambiciona aliar a imagem do Range Rover a uma postura mais desportiva, a marca inglesa vai lançar o Sport Coupé.

Pela frente terá a concorrência de modelos como o BMW X6 e Mercedes-Benz GLE.

Renault Alaskan

Partindo da plataforma Nissan Navara NP300, a Renault produziu a sua própria pick-up. Chega ao mercado no primeiro semestre do ano.

Renault Captur

À semelhança do Renault Clio, que sofreu um ligeiro facelift este ano, também o Renault Captur vai ser atualizado.

SEAT Ibiza

A nova geração do SEAT Ibiza é, sem margem para dúvidas, um dos grandes lançamentos do próximo ano.

Motores de última geração, plataforma MQB, a melhor tecnologia do Grupo VW e um design que se espera emotivo. A aposta da SEAT é clara: ter um dos melhores compactos do segmento. Para tanto, a nova geração do Ibiza tem sido sujeita a uma extensa bateria de testes de desenvolvimento – que nada ficou a dever a carros de segmentos superiores.

Será apresentado em Genebra, já no próximo mês de março, e será um dos momentos altos do salão helvético.

Seat Arona

A par do Ibiza, o Arona será o segundo grande lançamento do ano para a SEAT.

Apostando na mesma plataforma e motorizações do Ibiza, o Arona deverá diferenciar-se deste graças à sua carroçaria SUV e superior espaço a bordo. Será um «mini» Ateca.

Seat Leon

Antes da chegada ao mercado do novo Ibiza e do Arona, a SEAT vai lançar a versão facelift do Leon.

Um modelo que chega a Portugal em janeiro e que a Razão Automóvel já teve oportunidade de conduzir – vê o artigo aqui.

Skoda Kodiaq

O Skoda Kodiaq será o primeiro modelo de 7 lugares da marca checa.

Chega a Portugal em abril e promete aliar um bom nível de equipamento com preços verdadeiramente concorrências no segmento. Nós já o conduzimos, lê as nossas impressões neste artigo.

Skoda Octavia

O conhecido Skoda Octavia vai apresentar-se no próximo ano de «cara lavada».

Além dos novos faróis dianteiros e luzes traseiras, o Octavia também vai receber importantes atualizações ao nível dos sistemas de ajuda à condução.

Skoda Superb

Em 2017 o Skoda Superb chega ao meio do seu ciclo de vida, momento que marca vai aproveitar para renovar e melhorar alguns detalhes.

Um pouco à semelhança do Octavia, o Superb também irá receber uma nova dianteira e uma traseira redesenhada, bem como uma atualização dos sistemas de ajuda à condução e infotainment.

Smart Forfour/Fortwo Electric Drive

Uma marca como a SMART, intrinsecamente ligada à cidade, não podia ficar à margem do fenómeno de eletrificação do setor automóvel. Para garantir uma alternativa elétrica aos seus clientes, a SMART vai lançar os modelos Fortwo e Forfour Eletric Drive.

Suzuki Ignis

Inserido no segmento A, o pequeno Ignis vai tentar fazer valer a sua imagem de SUV para convencer os consumidores europeus.

Propostas como o Volkswagen up!, Opel Karl e Ford KA+ prometem fazer-lhe a vida difícil.

Volkswagen Arteon

O Passat CC diz adeus e o seu sucessor chama-se Arteon.

Um modelo que na prática é uma versão mais desportiva do conhecido Passat. Chega a Portugal no segundo semestre do ano e promete adicionar aquela quota de emoção que o Passat, mais vocacionado para a família, não tem.

Volkswagen e-Golf

O Volkswagen e-Golf, a versão 100% elétrica do conhecido modelo alemão, estava a ficar para trás em relação à concorrência em termos de autonomia.

Assim, a grande novidade para 2017 será a extensão da autonomia anunciada para uns mais interessantes 300 km.

Volkswagen Golf

Não é um Golf novo, é um Golf renovado.

Os detalhes que acusavam o peso dos anos foram todos revistos e foram adicionados novos argumentos. À boa maneira da Volkswagen as novidades são bem mais extensas do que a ligeiras (mas importantes) novidades estéticas deixam adivinhar.

Volkswagen Golf R

Além das novidades estéticas (transversais a toda a gama) o renovado Golf R vai ver a sua potência aumentar. aqui tudo o que muda no Golf R 2017.

Volkswagen Polo

A imagem acima é meramente ilustrativa, mas não deverá estar muito longe daquilo que a Volkswagen tem reservado para nós com o novo Polo.

Além de recorrer à mesma plataforma do Golf (MQB) numa versão mais curta, muitas das soluções empregues neste modelo deverão transitar diretamente do Golf. Numa altura em que praticamente todos os modelos do segmento B vão ser renovados, é importante para a Volkswagen manter a liderança neste importante segmento.

Volkswagen Tiguan Allspace

Olhando à imagem, que mais podemos dizer? É um Tiguan com 7 lugares. Repetindo a «papel químico» as características que já conhecemos do Volkswagen Tiguan.

Volkswagen Touareg

Em 2017 ficaremos a conhecer o novo «topo de gama» da Volkswagen, o Touareg. Em termos de design, o novo Touareg deverá inspirar-se na linhas apresentadas com o concept T-Prime.

Dificilmente chegará ao mercado antes do final de 2017, sendo mais seguro apontarmos para o início de 2018.

Volkswagen T-Roc

O que é nacional é bom. Como sabem, o Volkswagen T-Roc (este poderá não ser o nome final do modelo) será produzido na fábrica da Volkswagen em Palmela. À semelhança do Arona, que é a versão SUV do Ibiza, também o T-Roc será a versão SUV do Polo. Motores, equipamento e plataforma serão comuns.

A verdadeira diferenciação será feita ao nível do design. Campo no qual o T-Roc vai oferecer uma imagem mais aventureira e polivalente que o Polo.

Volvo S90 R-Design

Lançadas as versões «regulares» do S90 e V90, a Volvo vai dedicar o ano de 2017 ao lançamento das versões distintivas da Série 90. Falamos das versões R-Design (mais desportiva) e Cross Country (mais aventureira).

Nas versões R-Design, a elegância e pureza de linhas da Série 90 vai manter-se mas é adicionado um pouco mais de agressividade em alguns elementos da carroçaria, resultando num conjunto mais desportivo e focado na performance. Todos os detalhes contam, sabe mais aqui.

Volvo V90 Cross Country

Se a vertente desportiva ficou reservada para as versões R-Design, a vertente mais aventureira ficou reservada para as versões Cross Country. Este sub-segmento das carrinhas aventureiras – inaugurado pela Volvo há mais de 20 anos – continua a ser uma alternativa muito apetecível aos SUV’s.

Conhece todos os detalhes desta versão (e preço para Portugal) aqui.

Volvo XC40

O modelo na imagem diz respeito ao concept do Volvo XC40, mas tendo em consideração os últimos concepts da Volvo, a versão final não deverá diferir muito deste.

Será apresentado no final do ano e deverá chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2018.

Volvo XC60

Ditou a ordem alfabética deste artigo que um dos modelos mais interessantes de 2017 ficasse para último. Falamos do Volvo XC60 (imagem meramente ilustrativa), um modelo no qual a Volvo coloca muitas esperanças.

Tendo em consideração o fantástico desempenho comercial da atual geração – mesmo em fim de vida – é de esperar que o novo modelo dê um boost considerável às vendas da marca sueca. Ao contrário do seu “irmão mais velho” XC90, o Volvo XC60 não vai recorrer à plataforma modular Scalable Platform Architecture (SPA), mas sim à nova plataforma Compact Modular Architecture (CMA), da qual irá nascer os próximos Volvo V60, V40 e XC40.