Share Button

 

Estas são as principais novidades para 2017

Mais de 80 automóveis que tens de conhecer

N

este artigo reunimos as principais novidades para 2017. Com tantos modelos, o difícil é escolher.

Há modelos para todos os gostos e carteiras, do mais económico citadino ao supercarro mais exclusivo e excêntrico. Esta lista com mais de 80 novidades é prova disso mesmo.

Apesar das incertezas quanto ao futuro, a verdade é que no presente a indústria automóvel apresenta uma saúde de «ferro». A título de exemplo, a Alfa Romeo renasceu das cinzas, a Kia vai fazer a maior ofensiva de produto da sua história, a SEAT continua a bater recordes, a Volvo mantém o ritmo de crescimento acelerado e a Mazda não dá sinais de abrandamento.

Quanto à Volkswagen – apesar dos problemas com o escândalo das emissões – as vendas continuam em bom plano e os lançamentos agendados para 2017 prometem aumentar as vendas.

Naturalmente, entre estas novidades, temos de destacar o arranque da produção do T-Roc, modelo que será produzido na Autoeuropa. Sem mais demora, fica com a lista completa de novidades para o próximo ano:

Alfa Romeo Stelvio

O Alfa Romeo Stelvio marca a estreia da marca italiana no segmento dos SUV.

Na base do Stelvio vamos encontrar a plataforma e as motorizações que já conhecemos do Giulia. Naturalmente, a versão mais aguardada será a Quadrifoglio, equipada com um motor V6 bi-turbo de origem Ferrari. Será a mais aguardada (é certo…), porém a mais vendida terá certamente uma dieta à base de gasóleo… Mais detalhes do Stelvio aqui.

Alfa Romeo (Segmento E)

Consolidada a posição do Giulia no segmento, em 2017 a Alfa Romeo deverá iniciar a sua ofensiva aos segmentos superiores.

Essa ofensiva poderá passar pela apresentação de uma berlina do segmento E (imagem em destaque meramente ilustrativa), que medirá forças com o Audi A6, BMW Série 5, Volvo V90 e Mercedes-Benz Classe E.

Alpine

O renascimento da Alpine é um dos momentos mais aguardados do próximo ano.

Motor central, tração traseira e design inspirado no icónico A110 são apenas alguns dos ingredientes que prometem fazer deste modelo um dos mais desejados de 2017. Para já, as informações são escassas. Mas o que já sabemos podes encontrar aqui.

Audi RS1

O lançamento do Audi RS1 ainda não é uma certeza, mas nós acreditamos que a marca de Ingolstadt fará questão de despedir-se desta geração do A1 em grande estilo.

O mundo merece um pequeno «pocket rocket» com tração integral e mais de 250 cv. A imagem que acompanha este artigo diz respeito ao Audi A1 Clubsport quattro concept, modelo que deverá servir de base ao Audi RS1.

Audi TT RS

Por onde é que começamos? Talvez pelo motor… 5 cilindros Turbo! É o Audi TT mais potente de sempre.

A arquitetura com mais tradição no construtor de Ingolstadt está de volta, na sua interpretação mais radical de sempre: 400 cv de potência às 7.000 rpm e 480 Nm de binário máximo constante entre as entre as 1.700 rpm e as 5.850 rpm. Chega ao mercado já no próximo ano.

Audi RS3 Limousine

Gostas muito do Audi TT RS mas os teus amigos não cabem no banco de trás? A solução pode ser este Audi RS3 Limousine. Não lhe falta nada, nem o espaço suplementar. Mais detalhes aqui.

Audi A6

A atual geração do Audi A6 já começa a acusar o peso dos anos – principalmente no capitulo tecnológico. Portanto, 2017 será o ano em que a marca alemã vai renovar a sua berlina executiva.

A plataforma que já conhecemos do Audi Q7 e A4, servirá de base a esta nova geração. Além de motores mais eficientes e de um design atualizado, um dos grandes destaques do novo A6 serão certamente as tecnologias de apoio à condução.

Audi A8

Dos «três grandes» (Audi, BMW e Mercedes), a Audi será a última a revelar o seu novo topo de gama. Tanto a BMW (com o Série 7), como a Mercedes (com o Classe S) já lançaram as gerações dos seus topos de gama para os próximos 4 a 5 anos. A Audi só o fará em 2017.

A espera foi longa mas promete valer a pena. Como é apanágio deste segmento, o Audi A8 deverá estrear um conjunto de tecnologias que só estarão disponíveis nos restantes modelos da marca daqui por alguns anos. Acreditamos que um dos grandes trunfos do novo A8 face à concorrência será a adopção de um sistema de condução semi-autónoma de última geração.

Audi SQ2

O SUV mais compacto da família Audi vai ganhar uma versão vitaminada, uma notícia que não será novidade para os leitores mais assíduos da Razão Automóvel.

Em junho apanhámos este SUV de 300cv e tração quattro numa intensa sessão de testes no fantástico Nürburgring – aqui.

Audi Q5

É o SUV mais vendido da marca, daí que a Audi tenha equipado esta geração do Q5 com a melhor tecnologia do Grupo Volkswagen.

Já apresentado à imprensa internacional no México, conhece aqui todos os detalhes desta nova geração do Q5 neste artigo.

Bentley Bentayga Diesel

Continuando pelo Grupo Volkswagen (a ordem alfabética assim o dita), viramos agora as nossas atenções para a marca de luxo do gigante alemão: a Bentley.

Se 2016 marcou a entrada da Bentley no segmento dos SUV, 2017 marcará a entrada da marca inglesa no universo Diesel. Sim, isso mesmo, Diesel! O «super motor» 4.0 V8 TDI que já conhecemos do Audi SQ7 vai aliar-se à carroçaria inglesa para um casamento no mínimo curioso. Mais informações aqui.

BMW Série 3 (G20)

A atual geração do BMW Série 3 encontra-se no final do seu ciclo de vida. Em 2017 deveremos conhecer a nova geração, internamente apelidada de G20.

BMW Série 5

Apresentada este ano em Portugal à imprensa internacional, a berlina executiva da BMW chega com força aos mercados no início deste ano. Neste artigo, podes ficar a conhecer todos os detalhes desta nova geração G30 – clica aqui.

BMW M4

Calma, não é um «novo» BMW M4. Em 2017 a BMW vai operar algumas melhorias no M4, porém, nenhuma delas vai afetar o motor.

Acima de tudo, serão mudanças estéticas e de pormenor. No exterior o M4 vai adoptar algumas soluções herdadas da versão M4 GTS (na imagem) e no interior o sistema de infotainment será atualizado.

BMW M5

É a resposta da BMW à apresentação do Mercedes-AMG E63 S 4Matic+. Será que vai ser capaz de ombrear com a rival de Estugarda?

A resposta é: não sabemos. Até porque as informações oficiais sobre a nova geração do BMW M5 ainda são muito escassas – podes ler os principais rumores aqui e aqui. Seja de que forma for, quem é que não gostava de voltar a ver esta versão nas estradas?

BMW X2

Em 2017 a BMW vai apresentar a versão de produção do aguardado X2, uma versão mais desportiva do já conhecido BMW X1.

BMW X3

Com a gama Série 5 renovada, 2017 será o ano de preparação da BMW para o lançamento da nova geração do Série 3. O primeiro passo nesse sentido será o lançamento do novo BMW X3, que fará a estreia da plataforma que a BMW vai usar no Série 3 (G20).

Falamos naturalmente da plataforma CLAR (CLuster ARchitecture), que será transversal a todos os modelos de tração traseira da BMW.

Diretor Editorial e co-fundador da Razão Automóvel. Tem 29 anos, ama os automóveis mas tem uma paixão secreta: as duas rodas! Praticante de todo-o-terreno, iniciou-se nas lides da condução aos comandos de um Citroen Ax. Não resiste a umas boas curvas, seja no asfalto ou numa folha de papel.