Notícias Mesta Fusion. O super-radar que vai apanhar tudo e todos

Mesta Fusion. O super-radar que vai apanhar tudo e todos

O Mesta Fusion é o pesadelo dos infratores. Imagina um radar capaz de detetar todas as infrações que acontecem na estrada.

Identificar condutores em excesso de velocidade, detetar o uso de telemóveis ou a falta de cinto de segurança e controlar o respeito pelos semáforos, sinais “stop” ou das bermas: nada escapa ao Mesta Fusion, um radar que está atualmente a ser produzido pela Safran Morpho, uma empresa francesa de controlo de tráfego do grupo de telecomunicações Sagem.

Esta eficácia do Mesta Fusion deve-se a um sistema de monitorização inovador: um radar de 24 GhZ, uma câmara fotográfica de alta resolução de 36 megapixels e uma segunda câmara ligada a um software que analisa o comportamento dos condutores. Esta câmara é capaz de identificar separadamente cada veículo até 200 metros de distância e até 8 vias de trânsito (num só sentido). Todos os dados são transmitidos em tempo real para as autoridades.

É assim que funciona o Mesta Fusion:

A NÃO PERDER: Sabe aqui onde vão estar os radares no mês de dezembro

Além das infrações referidas acima, o Mesta Fusion deteta ultrapassagens e inversões de marcha ilegais e até mesmo os condutores que seguem colados ao carro da frente e que não dão qualquer margem de segurança.

De qualquer forma, não se sabe ainda quanto irá custar nem se chegará a ser instalado nas estradas nacionais. Caso tal venha a acontecer, a única maneira de não ser apanhado é cumprir todas as regras de trânsito. Vá lá, não é assim tão difícil…

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter