Notícias Volvo V90 é viatura oficial da polícia sueca

Volvo V90 é viatura oficial da polícia sueca

Um modelo Volvo voltou a ser escolhido como oficial da polícia sueca.

A tradição já é antiga. Em 1929, dois anos após a fundação da marca, a polícia sueca já combatia o crime ao volante de um Volvo, e nas décadas seguintes, clássicos como o Amazon e o 144 foram também utilizados pelo «braço armado» da lei. Mais recentemente, esta missão coube ao XC70 e V70 que também pertenceram às forças policiais.

Agora, a Volvo anunciou que a nova V90 foi escolhida como viatura oficial da polícia sueca, uma decisão que surge na sequência da avaliação positiva nos testes elaborados pela Polícia – a nota final de 9,2 pontos em 10 possíveis foi a classificação mais elevada até à data.

Esta bateria de testes dividiu-se em 5 áreas distintas: testes de travagem, percursos de obstáculos, testes de evasão ativa com e sem travagem, e condução de emergência a alta velocidade. Isto sem contar com o conforto, a qualidade e a ergonomia, características altamente valorizadas.

volvo-v90-policia-sueca-1

A NÃO PERDER: Em breve os modelos Volvo vão poder falar entre si

“Em termos gerais é difícil encontrar alguma falha. Chassis, direção, suspensão, controlo de tração e motor evidenciaram performances exemplares. As mudanças rápidas de direção a alta velocidade são feitas de uma forma fácil, com a viatura a corresponder aos comandos exigidos e afastando as forças laterais sem protestar”, conclui a polícia sueca.

A transformação da V90 numa viatura de emergência é realizada pela Volvo Car Special Products, um departamento especial que personaliza, na fábrica de Torslanda (Suécia), as viaturas de acordo com as exigências específicas de cada cliente, demorando cerca de 1 semana neste processo.

O chassis, por exemplo, é mais forte e dinâmico enquanto os travões e a suspensão também foram melhorados. Assiste aos testes:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter