Branded Content É por isto que gostamos de automóveis. E tu?

patrocinado SEAT

Vídeo

É por isto que gostamos de automóveis. E tu?

Não é apenas um veículo. É muito mais do que isso.

AdvertisementAdvertisementAdvertisement

É por isto que gostamos de automóveis. E tu?

Não é apenas um veículo. É muito mais do que isso.

Se contabilizássemos todos os momentos marcantes que vivemos ao volante de um automóvel, estaríamos a propor-nos a um trabalho condicionado pelos limites da memória. A importância que o automóvel tem nas nossas vidas, desde o seu papel na mais simples deslocação ou naquela viagem épica com amigos, só é suplantada por aquilo que sentimos e vivemos quando conduzimos um.

O automóvel serve, em primeiro lugar, para aquilo que foi pensado: deslocação. No entanto, o que se cria em seu redor é muito mais do que isso. É a extensão da personalidade de uns, prazer para outros. Passamos demasiado tempo dentro do automóvel para que não seja importante nas nossas vidas. Desde a rotina, momentos de lazer, àquela estrada que queremos percorrer sozinhos sem pensar em mais nada,  o automóvel tem um papel fundamental.

A nossa viagem e o regresso à rotina

O GPS marcava o concelho de Tábua, em Coimbra, destino onde iríamos passar os próximos dias. Sem as margens do Mondego, a aldeia de Sevilha, a freguesia de Midões e a hospitalidade dos tabuenses, nada disto teria sido possível de guardar para sempre. As imagens que captámos em fotografia e vídeo, falam por si.

E assim foi. Em pleno outono, numa altura em que conduzir tem o encanto que todos sabemos, decidimos partir à descoberta de novos caminhos entre amigos e registar tudo para a posteridade. Tendo em conta o espaço e a versatilidade necessárias, escolhemos um SUV e sendo este o tipo de automóvel que cada vez mais se vê na estrada, foi uma escolha acertada.

Seat Ateca
SEAT Ateca

No final tínhamos como desafio regressar à cidade, a um dia a dia que não tem necessariamente de ser tão aborrecido quanto parece. Afinal, estamos ao volante e essa liberdade que adquirimos quando nos disseram que passamos no exame de condução, ninguém nos tira!

Em criança quantas horas passaste, com o carro desligado, a simular que conduzias?

A SEAT alinhou no desafio e juntos escolhemos o novo SEAT Ateca para protagonista. Depois veio o mais fácil: encher o carro com um grupo de amigos, malas e seguir viagem. O objetivo era registar as melhores imagens de três dias com muitos quilómetros pela frente. Portugal tornou tudo muito mais fácil, claro.

A beleza do nosso país permitiu que o resultado final fosse algo memorável e nós ficamos com a sensação de dever cumprido, porque conseguimos captar paisagens incríveis e que proporcionaram momentos inesquecíveis.

Está-nos no sangue esta vontade de descobrir novos caminhos, mudar, inovar, arriscar, partilhar com amigos e voltar a repetir tudo outra vez. Desde o momento em que conduzimos pela primeira vez (aquela sensação de liberdade misturada com medo que nunca te vai sair da memória, lembras-te?), até ao dia em que fechamos uma mala cheia de tralha dispensável para as merecidas férias com amigos ou família, já passaram quilómetros suficientes para escrever um livro.

Seat Ateca
SEAT Ateca

Em criança quantas horas passaste, com o carro desligado, a simular que conduzias? A próxima vez que entrares no teu carro para seguir viagem como fazes praticamente todos os dias, pensa nessa criança, aquela que ficava fascinada com o volante, caixa de velocidades e acelerador que comandavam tudo.

Convém não esquecer (até pelas horas que passamos ao volante) que o automóvel pode ser um local de evasão dentro da tua rotina diária – os mais recentes sistemas de infoentrenimento ajudam imenso. Durante estes dias, o SEAT Ateca cumpriu essa missão connosco. Efetivamente, a rotina pode ser maravilhosa.

Seat Ateca
SEAT Ateca
Imagens e vídeo: Razão Automóvel