Clássicos Em 1986, esta carrinha já conduzia sozinha. Mas como?

Em 1986, esta carrinha já conduzia sozinha. Mas como?

Foi há precisamente três décadas que foi lançado o NavLab 1, descrito como o primeiro veículo autónomo do mundo.

É inevitável: quando se fala de inovação no mundo automóvel fala-se invariavelmente da condução autónoma. Mas a vontade de autonomizar a condução não é recente.

No inicio da década de 80, o Instituto de Robótica da Universidade de Carnegie Mellon (EUA) desenvolveu uma série de modelos autónomos e semi-autónomos bastante avançados para a época. Na verdade, os sistemas já usados na altura são em tudo iguais aos usamos hoje em dia. Mas menos evoluídos, logicamente.

MERCADO: Carro da Apple? Não está fácil…

O primeiro modelo – Terregator – foi apresentado em 1983, e era um pequeno robot off-road que usava uma combinação de lasers, radares e câmaras de vídeo para viajar sem intervenção humana – hoje recorremos à mesma tecnologia adicionado apenas a geolocalização do satélite. Este modelo abriu caminho para aquele que é descrito como o “primeiro veículo 100% autónomo do mundo a transportar pessoas a bordo”, o NavLab 1, que seria lançado três anos mais tarde.

Como se pode ver no vídeo em baixo, o NavLab 1 parecia mais uma carrinha de reportagem de televisão do que um veículo autónomo, e na verdade não era mais do que uma carrinha Chevrolet modificada. Por dentro, o NavLab 1 estava equipado com uma panóplia de computadores e sensores de movimento, e devido às limitações de software só no final dos anos 80 é que o carro se tornou completamente funcional. Em modo 100% autónomo a velocidade máxima era de pouco mais de 32 km/h, muito reduzida à luz dos padrões atuais, mas que naquele tempo foi um considerado um sucesso.

http://https://youtu.be/ntIczNQKfjQ

Volvidos 30 anos a condução autónoma já é uma realidade, e está cada vez mais presente no mercado automóvel. Bem vindos ao futuro…

Imagem: Ralf Brown

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter