Notícias Conhece a maior coleção de miniaturas do mundo

Conhece a maior coleção de miniaturas do mundo

Tudo começou com o objetivo de recuperar carros que lhe tinham sido roubados em criança, mas a obsessão foi tornando-se cada vez maior. Agora, Nabil Karam tem quase 40 mil miniaturas na sua coleção.

Desde 2004 que se celebra anualmente o Guinness World Records Day, e tal como nos anos anteriores, houve recordes para todos os gostos. Foi o caso dos brasileiros Paulo e Katyucia, o casal mais baixo do mundo (juntos medem 181 cm), ou de Keisuke Yokota, o japonês que conseguiu balançar 26 cones de trânsito no queixo. Mas houve um outro recorde que despertou a nossa atenção.

Nabil Karam, conhecido simplesmente por Billy, é um ex-piloto libanês que há vários anos se dedica à sua coleção de miniaturas. Em 2011, Nabil Karam estabeleceu um novo recorde do Guinness ao atingir os 27.777 modelos na sua coleção privada. Cinco anos depois, este entusiasta voltou a convidar os juízes do famoso livro dos recordes para o seu “museu” em Zouk Mosbeh, no Líbano, para uma nova contagem.

miniaturas-1

VEJAM TAMBÉM: Rainer Zietlow: “a minha vida é bater recordes”

Algumas horas depois, Samer Khallouf, juiz do Guinness World Records, chegou ao número final: 37,777 miniaturas, precisamente mais 10 mil exemplares que o anterior recorde, que já lhe pertencia. Mas Nabil Karam não se ficou por aqui. Além de miniaturas, este libanês bateu também o recorde para o maior número de dioramas, pequenas representações artísticas tridimensionais. Ao todo são 577 exemplares que representam várias cenas, desde as vitórias no automobilismo a acidentes caricatos, filmes clássicos e até alguns episódios da Segunda Guerra Mundial.

Tal como explica no vídeo em baixo, Nabil Karam destaca a importância deste feito na sua vida. “Para um jovem que cresceu no Líbano, os Recordes do Guinness são como um sonho tornado realidade. É fantástico fazer parte do livro do Guinness, e quando o conseguiu isso mudou um pouco a minha vida”, afirma.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter