Hyundai Ioniq 100% autónomo passeia em Los Angeles

Hyundai Ioniq 100% autónomo passeia em Los Angeles

O Salão de Los Angeles serviu de palco para a apresentação de um protótipo 100% autónomo do Hyundai Ioniq.

Híbrido e agora também completamente autónomo.

A Hyundai acaba de desvendar em Los Angeles (EUA) o seu novo concept baseado no Ioniq, em que o objetivo foi manter os sistemas de condução autónoma tão simples e discretos quanto possível. Para isso, a marca apostou na tecnologia LiDAR oculta no pára-choques dianteiro, em vez de estar no tejadilho, fazendo com que se pareça com um veículo normal de estrada e não com um projeto de ficção científica.

Tecnologia LiDAR

hyundai-ioniq-autonomo-13

Esta tecnologia – da sigla inglesa Light Detection And Ranging – permite detetar a posição exata dos veículos e objetos circundantes. Neste caso, faz uso do radar frontal do Cruise Control Inteligente, radar de Deteção de Ângulo Morto (BSD), conjunto de câmaras do Sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKAS), Antena GPS e cartografia de alta definição da Hyundai MnSoft.

A Hyundai anunciou que está ainda a desenvolver o seu próprio sistema operacional para veículos autónomos, com o intuito de usar muito menos capacidade computacional. Traduzindo, isto irá resultar numa plataforma de baixo custo, que poderá ser instalada nos futuros modelos Hyundai.

A NÃO PERDER: Hyundai Ioniq é o híbrido mais rápido de sempre

A marca sul coreana está atualmente a testar em ambientes urbanos três modelos Ioniq e dois Tucson Fuel Cell, todos autónomos, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da marca em Namyang, na Coreia do Sul. Dois dos modelos Ioniq vão marcar presença no Consumer Electronics Show (CES) em janeiro de 2017, onde poderão ser vistos a circular pelas avenidas iluminadas de Las Vegas. Os testes em Las Vegas irão basear-se nos atuais esforços da Hyundai para tornar o veículo autónomo mais hábi, seguro para o mercado e próxima da produção.

hyundai-ioniq-autonomo-7

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter