É assim que funciona a tecnologia Volvo Power Pulse

A tecnologia Power Pulse foi a solução encontrada pela Volvo para eliminar o atraso na resposta do turbo.

Os novos modelos Volvo S90 e V90 chegaram recentemente ao mercado nacional, e à semelhança do XC90, apresentam a nova tecnologia Volvo Power Pulse, disponível no motor D5 de 235 cv e 480Nm de binário máximo.

AUTOPÉDIA: Freevalve: digam adeus às árvores de cames

Esta tecnologia estreada pela Volvo é a resposta sueca ao turbo lag, o nome dado ao atraso na resposta entre o premir do acelerador e a resposta efectiva do motor. Este atraso deve-se ao facto de no momento da aceleração não existir pressão de gases suficiente no turbocompressor para fazer girar a turbina, e consequentemente alimentar a combustão.

Como funciona?

O Volvo Power Pulse funciona através da presença de um pequeno compressor elétrico que comprime o ar, que depois é armazenado num depósito. Quando o acelerador é premido com o automóvel parado, ou premido rapidamente numa condução abaixo das 2000 rpm na primeira ou segunda velocidades, o ar comprimido no depósito é libertado para o sistema de escape, antes do turbocompressor. Isto faz com que o rotor da turbina do turbocompressor comece instantemente a rodar, praticamente sem atraso de entrada em funcionamento do turbo e, assim, também o rotor do compressor ao qual está ligado.

VEJAM TAMBÉM: Torotrak V-Charge: será este o compressor do futuro?

O vídeo em baixo explica como funciona esta tecnologia:

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Pub