Notícias Seat Ateca enfrenta maratona de 25.000 km no deserto

Seat Ateca enfrenta maratona de 25.000 km no deserto

Antes de ser lançado no mercado, o Seat Ateca foi sujeito a rigorosos testes de fiabilidade. Entre outros, conta-se uma maratona de 25 mil quilómetros no deserto.

Durante cerca de quatro semanas e 25.000 quilómetros, 50 engenheiros da marca espanhola não deram descanso ao Seat Ateca, o primeiro SUV da marca. Tudo para cumprir uma bateria de 80 testes na zona mais desértica do sul de Espanha – local onde durante o dia, as temperaturas chegam a atingir os 45° C à sombra. Segundo a Seat, trata-se de um dos mais exigentes testes da indústria automóvel.

VEJAM TAMBÉM: Discos perfurados, ranhurados ou lisos. Qual é a melhor opção?

De acordo com a Seat estes testes podem dividir-se em 5 grandes categorias:

Teste de tração e de descida. Este exercício testa os sistemas de controlo de tração em declives de 35%, avaliando o comportamento do Hill Descent Control (HDC), um sistema que garante uma velocidade de descida controlada sem que o condutor tenha que acionar o pedal do travão e que chega a anular a função de ABS (caso necessário).

Teste de reboque. Há um risco mais elevado de se perder o controlo da viatura quando reboca um atrelado. Este teste comprova a eficácia do Trailer Stability Program, um dispositivo que ajuda a manter estável um automóvel quando atrela outro veículo – vê aqui a importância da distribuição de peso num atrelado.

Teste Klapper. Em média, um veículo normal tem mais de 3.000 peças. Este teste permite confirmar que todos os componentes estão em perfeita harmonia e de que não existem ruídos incómodos para os passageiros, independentemente do tipo ou condições da superfície que o carro enfrenta.

Teste de resistência ao pó. Um veículo segue à frente numa estrada não pavimentada de deserto levantando uma imensa nuvem de pó, e é seguido de perto pelo automóvel em teste e no qual é posta à prova a eficiência e a resistência do filtro de ar à poeira no ar.

Teste de gravilha. Os veículos são conduzidos ao longo de 3.000 quilómetros num percurso específico de gravilha de forma a que se consiga analisar o impacto de objetos nas zonas de projeção, ou seja no interior dos guarda lamas, nas áreas inferiores da carroçaria e nas superfícies interiores e externas dos para-choques. O objetivo é garantir que todas as peças resistem ao período de vida útil do veículo.

De acordo com a Seat, cada Ateca foi testado em todas as configurações possíveis para que nenhum proprietário tenha dissabores. Segundo a marca, brevemente serão divulgados os testes de inverno do Seat Ateca.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter