Notícias Maserati: o nosso elétrico vai ser “muito diferente do esperado”

Antevisão

Maserati: o nosso elétrico vai ser “muito diferente do esperado”

A Maserati desvendou os primeiros pormenores sobre o desenvolvimento do seu próximo modelo elétrico.

Maserati Alfieri

Numa altura em que a indústria automóvel caminha a passos (ainda mais) largos para a implementação de alternativas elétricas, a marca italiana admite ter partido em desvantagem nesta corrida, mas pretende compensar esse facto com uma proposta diferente do que o mundo automóvel estará à espera. Em entrevista à publicação Car & Driver durante o Salão de Paris, o responsável pelo departamento de engenharia da marca Roberto Fedeli garantiu que o novo desportivo será bastante diferente de todos os outros modelos premium de emissões zero.

Fedeli recusa a ideia de produzir um veículo para competir diretamente com a Tesla. “Não creio que a Tesla tenha o melhor produto atualmente no mercado, mas de qualquer forma eles estão a fazer 50 mil carros por ano. A qualidade de construção dos modelos da Tesla é equivalente à das marcas alemãs dos anos 70. As soluções técnicas não são as melhores”.

O engenheiro italiano abordou ainda duas questões essenciais no que toca aos desportivos elétricos: o peso e o ruído. “Os elétricos atuais são demasiado pesados para serem agradáveis de conduzir. São três segundos de aceleração, velocidade máxima, e a emoção fica-se por aí. Depois disso não há mais nada”, admite. “E o som não é a característica mais importante dos modelos elétricos, por isso teremos de arranjar forma de manter o carácter Maserati sem um dos nossos elementos característicos”, explicou Roberto Fedeli.

maserati-alfieri-3

O desportivo elétrico da Maserati não deverá chegar ao mercado antes 2019. “Estamos a trabalhar para apresentar algo nos próximos anos”, garante Roberto Fedeli. Relembramos que a Maserati está desde o início do ano a preparar a entrada no segmento híbrido, que deverá acontecer em 2018 com o lançamento da versão híbrida do Levante, ao qual se seguirá o Quattroporte, GranTurismo, GranCabrio e Ghibli.

maserati-alfieri-5

Fonte: Car & Driver Imagem: Maserati Alfieri