Testes Kia Optima Sportswagon já tem preços para Portugal

Kia Optima Sportswagon já tem preços para Portugal

O novo Kia Optima Sportswagon já esta disponível no mercado nacional com preços que começam nos 31.330 euros.

Depois da versão berlina, chega agora a Portugal a versão carrinha do Kia Optima. Um modelo extremamente importante para a Kia Portugal, tendo em consideração que as carrinhas valem 70% das vendas do segmento D em Portugal. Peugeot 508, Volkswagen Passat, Ford Mondeo e Renault Talisman são apenas alguns dos alvos na mira da marca sul-coreana.

Mas as ambições da Kia não se ficam por aqui. João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal, quer alcançar as chamadas marcas premium: “a percepção que nós temos é que os nossos produtos estão cada vez melhores e os produtos premium estão a fazer o caminho inverso”. E é exatamente na qualidade geral, tecnologias a bordo e design que a Kia mais tem trabalhado – três dos itens mais valorizados pelos clientes europeus. Para garantir os padrões de produção mais rigorosos, toda a produção do Kia Optima Sportswagon será feita na Europa.

kia-optima-sportswagon-2

Para garantir uma experiência do condução envolvente a Kia apostou num chassis de leve e com elevados índices de rigidez, graças à extensa utilização de Aço Avançado de Alta Resistência (AHSS). Suspensões, direção e tato do motor também foram trabalhados para aliar o conforto a um bom comportamento dinâmico.

Design e Interiores

Num segmento em que a versatilidade e o aspeto prático são bastante valorizados, a marca coreana conseguiu aliar a função a um design distinto e dinâmico. O Sportswagon mantém a mesma largura (1860 mm) e comprimento (4855 mm) da variante berlina e cresce 5 mm em altura (passa para 1470 mm), de forma a acomodar a bagageira de maiores dimensões.

Este novo modelo retoma as linhas definidas e formas suaves que definem os modelos mais recentes da marca. Embora a frente do veículo permaneça inalterada em relação à berlina, as linhas robustas e a suave inclinação descendente que envolve o habitáculo conferem um aspeto distinto à carroçaria desta carrinha. Já a projeção traseira aumenta o volume aparente da secção posterior do veículo, para um visual atlético.

A NÃO PERDER: Esteve 20 anos ao abandono e agora vai ser recuperado em Portugal

Os cantos da carroçaria estão envolvidos por um assinatura luminosa de tecnologia LED. O para-choques traseiro aloja uma ponteira de escape oval (duas na versão GT Line) e um difusor de ar integrado, que contribuem para um visual desportivo.

No interior, disponível em três tons (negro, beje e encarnado), o foco é essencialmente no condutor, com as funcionalidades e tecnologias habituais no segmento. O tablier desenhado ao longo de um plano horizontal ajuda a criar uma sensação de espaço e modernidade, recorrendo aos mesmos materiais da variante berlina, destacando-se também o ecrã tátil de 7 (ou 8) polegadas. O Optima Sportswagon está equipado com o mais recente sistema de navegação da Kia, e também com as funções Android Auto e Apple CarPlay.

RELACIONADO: Kia: conhece a nova caixa automática para modelos de tração dianteira

Na versão GT Line, está disponível também o novo carregador wireless da Kia para dispositivos móveis, localizado na base da consola central. Este equipamento, de 5 W de potência, permite carregar um telemóvel sem que sejam necessário cabos. O sistema exibe o estado de carga do telemóvel no painel de instrumentos, contando além disso com uma função de segurança para evitar o sobreaquecimento durante a utilização.

kia-optima-sportswagon-7

Mais atrás, o Kia Optima Sportswagon tem um espaço de carga de 552 litros atrás da segunda fila de bancos. O rebatimento dos bancos traseiros na configuração 40:20:40 (de série) permite o transporte de objetos de maiores dimensões, enquanto que a porta da bagageira com abertura inteligente (Smart Power Tailgate) – que abre a bagageira automaticamente quando a chave inteligente do Optima se encontra nas imediações da porta – facilita a arrumação.

Ao nível da segurança, o Optima Sportswagon está disponível com uma vasta gama de tecnologias, que inclui Smart Cruise Control (ajusta automaticamente a velocidade), Travagem Autónoma de Emergência, Sistema de Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Deteção do Ângulo Morto, etc.

Motor e Suspensão

A estabilidade e conforto em andamento foi uma das prioridade dos engenheiros da Kia. Os componentes da suspensão independente da variante berlina foram transpostos para o novo Sportswagon, e para isso as molas, amortecedores e parâmetros de alinhamento tiveram de ser adaptados ao novo grande familiar devido à sua distribuição de peso diferente – ligeiramente deslocada para a traseira.

O bloco CRDi de 1.7 litros será o responsável pela maioria das vendas nos mercados europeus, foi transposto sem alterações para o Sportswagon. Este motor Diesel, com 141 cv de potência e 340 Nm de binário, beneficia de uma série de alterações que permitiram o aumento da potência e do binário sem prejuízo dos consumos e emissões, e está disponível com uma caixa manual de 6 velocidades ou com a nova caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades.

O novo Kia Optima Sportswagon é proposto no mercado nacional com preços que começam nos 31.330 euros para a versão TX, culminando nos 36.920 euros da versão GT Line, dotada de uma caixa automática de 7 velocidades de dupla embraiagem. À semelhança da restante gama do construtor coreano, este modelo também beneficia de uma garantia de 7 anos ou 150.000 km.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter