Notícias As «bombas» do segmento C premium

As «bombas» do segmento C premium

BMW M2 e Mercedes-AMG CLA 45 dão as boas vindas ao recém-apresentado Audi RS 3 Limousine. Quem ganha na guerra dos números?

O segmento dos desportivos do segmento C está ao rubro. Os três suspeitos do costume (Audi, BMW e Mercedes) vão a jogo com armas muito distintas mas com resultados muito similares, onde acima de tudo será o gosto pessoal a ditar a preferência. Mercedes-AMG CLA 45, Audi RS 3 Limousine ou BMW M2, qual preferes? Vamos dar-te uma ajuda, apresentando alguns números. No final a escolha é tua.

Quatro, cinco ou seis cilindros?

Cada uma das marcas decidiu-se por uma arquitetura diferente. O Mercedes-AMG CLA 45 apresenta-se neste «confronto de números» com o motor quatro cilindros de produção mais potente do mundo. O famoso 2.0 litros da marca alemã debita uns expressivos 381 cv de potência e uns igualmente impressionantes 475 Nm de binário máximo.

O recém-apresentado Audi RS 3 Limousine acrescenta a estas contas mais um cilindro e 500cc. A marca de Ingolstadt recorreu à arquitetura de cinco cilindros em linha (com a qual foi campeã do mundo de ralis) através da derradeira evolução deste conceito: o motor 2.5 TFSI. Nesta geração, o conhecido motor da Audi perdeu 26kg e viu a sua potência aumentar para os 400cv e 480 Nm de binário máximo.

A NÃO PERDER: Se não estás a puxar pelo teu motor Diesel, então devias…

Por seu turno o BMW M2 apesar de recorrer a um motor de maiores dimensões, é aquele que desenvolve menos potência deste «trio desportivo». A tradicional mecânica de seis cilindros em linha da BMW (3.0 twinpower) desenvolve 370cv de potência e 465 Nm de binário máximo.

Velocidade máxima e aceleração

As diferenças em termos de potência não são tão expressivas na prática quanto na ficha técnica. No tradicional sprint dos 0-100 km/h é o modelo da Audi que leva à melhor com um tempo canhão de apenas 4,1 segundos. O Mercedes-AMG demora pouco mais, 4,2 segundos. O grande derrotado neste particular é o BMW (o único apenas com tração às rodas posteriores) com um tempo de 4,3 segundos. Quanto às velocidades máximas adivinhem… empate técnico! Os três modelos estão limitados a 250km/h.

É preciso mais?

A resposta é sim e não. Estamos a falar de modelos que são capazes de fazer frente (ou serem mais rápidos) que um Porsche 911 Carrera 4S dos 0-100km/h. No entanto, vamos todos concordar que potência e borracha queimada nunca é demais (sorriso malvado!). O nível a que os desportivos premium do segmento C chegaram colocou-os em território que até há bem pouco tempo atrás estava reservado aos superdesportivos. Not anymore… Com a vantagem que agora dá para levar amigos e bagagens. Divirtam-se.

TAMBÉM DEVES LER: 10 comportamentos que estão a destruir o teu carro (aos poucos)

m1
m2

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter