Notícias Shimon Peres aos olhos do seu motorista durante 17 anos

Shimon Peres aos olhos do seu motorista durante 17 anos

Shimon Peres era a última grande figura da geração dos “pais fundadores” de Israel. Faleceu esta madrugada aos 93 anos.

Shimon Peres foi vítima de um acidente vascular cerebral no passado dia 13 de setembro, e desde então que estava hospitalizado numa unidade de cuidados intensivos. Reconhecido pelas suas capacidades diplomáticas e por ter sido um dos nomes de referência na luta pela paz em Israel e nos países vizinhos, Peres nem sempre foi uma figura consensual, mas na hora da sua morte, os elogios à sua vida e obra têm surgido de toda a parte. O que muitos não sabem é que Shimon Peres também foi uma das vozes mais ativas na promoção dos veículos elétricos, e um dos mais destacados impulsionadores de um novo paradigma de mobilidade nas cidades desde 2006, numa altura em que ainda se olhava para os veículos elétricos com muita desconfiança – ver aqui e aqui.

Entre as vozes que se elevaram para falar deste Prémio Nobel da Paz, há um testemunho em particular que nos chamou à atenção: o do seu motorista pessoal nos últimos 17 anos, Alon Navi – ou não fossemos nós um site de automóveis.

“Nem toda a gente gosta de ir trabalhar, mas eu fazia-o com um sorriso na cara quando via parte do Estado de Israel entrar no carro todas as manhãs. Hoje foi um dia particularmente difícil”, confessa Alon Navi. “Falávamos de política, família, amigos, assuntos do Estado… Essa era a sua principal prioridade. Todas as noites, ele fazia uma espécie de introspeção e perguntava a si mesmo se poderia ter contribuído mais. Para ele, o tempo tinha um valor incalculável, cada minuto era importante”.

VEJAM TAMBÉM: Os 11 carros mais poderosos do Mundo

Para Alon Navi, Shimon Peres era de tal forma trabalhador que influenciava todos os que o rodeavam. “Eu raramente estava em casa. Ele trabalhava de manhã cedo até altas horas da noite. Por vezes, por volta da meia-noite, ele dizia-me em tom de brincadeira: “amanhã podes vir mais tarde. Em vez de ser às 7:00, podes vir às 7:15″. Ao fim de 17 anos e meio habituado a vê-lo e a falar com ele, de repente, ele já não está cá. Sinto-me triste. Para mim ele sempre foi como um parceiro, alguém com quem podia falar. Tudo isto é difícil para mim”, admite Alon Navi.

Quem foi Shimon Peres?

Shimon Peres, nascido Szymon Perski em 1923, foi um político israelita e uma figura histórica com papel decisivo nos grandes momentos desde a independência de Israel. Peres foi um dos principais responsáveis pelos acordos de Oslo, o que lhe valeu a atribuição do Prémio Nobel da Paz em 1994. Mais tarde, entre 2007 e 2014, Shimon Peres chegou a Presidente de Israel, após ter ocupado os principais cargos políticos do país desde a década de 70.

Fonte: YNetNews

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter