Clássicos Porsche 989: o «Panamera» que a Porsche não teve coragem de produzir

Protótipo

Porsche 989: o «Panamera» que a Porsche não teve coragem de produzir

O Porsche Panamera foi a primeira berlina lançada pela marca de Estugarda mas esse título deveria pertencer ao Porsche 989.

Porsche 989 concept

Corria o ano de 1988 quando a Porsche decidiu iniciar o desenvolvimento de uma berlina de quatro portas — 21 anos antes de conhecermos o primeiro Porsche Panamera.  O caderno de encargos, chefiado pelo Dr. Ulrich Bez, era simples: uma berlina com o emblema da Porsche tinha de ser prática, rápida, confortável e ainda assim oferecer uma experiência de condução 100% desportiva. Um plano simples, é verdade, mas de execução difícil.

Por forma a reduzir os custos de produção e ao mesmo tempo garantir uma boa dinâmica de condução, Ulrich Bez decidiu recorrer à competente e comprovada plataforma do Porsche 928, do qual também partilharia as motorizações. Nascia então Porsche 989, um protótipo de uma berlina de quatro portas equipada com um motor V8 em posição dianteira, capaz de desenvolver 300 cv de potência, espaço para quatro adultos, bagagens e muito equipamento. Isto em 1988…

Quando ao design, bem… as imagens falam por si. Volvidos quase 30 anos, o design continua agradável e podemos reconhecer no Porsche 989 muitos elementos estilísticos que fizeram escola na marca até 2005 — ou seja, 17 anos depois. Frente às referências alemãs da época, a vanguarda do design do 989 é notória:

RELACIONADO: O primeiro “Panamera” foi um… Mercedes-Benz 500 E

Então, porque é que a Porsche não lançou o 989?

Por receio. A queda nas vendas do Porsche 928 em 1991 e a saída de Ulrich Bez da marca, ditaram o fim do projeto quando tinha tudo para avançar. O protótipo que vêem nas imagens até chegou a ser anunciado como destruído pela própria marca, na sequência do cancelamento da produção do 989. Felizmente essa notícia veio a revelar-se falsa, pois a Porsche apenas escondeu o Porsche 989 num armazém longe dos olhares indiscretos. É o único exemplar que existe do protótipo do Porsche 989.

Entretanto, os tempos de escuridão do 989 acabaram. Hoje o Porsche 989 é uma das estrelas do Museu da Porsche e um dos modelos que a marca faz questão de exibir em eventos como o Goodwood Revival (nas imagens). Como teria sido se a Porsche tivesse lançado o 989? Nunca saberemos. Mas a primeira geração do Panamera não era tão bela e vingou, portanto…

porsche 989 concept
Porsche 989 concept