Novo Peugeot 5008 apresentado como SUV de 7 lugares

Novo Peugeot 5008 apresentado como SUV de 7 lugares

Tal como fez o 3008, também o Peugeot 5008 saiu do armário para se assumir como um verdadeiro SUV.

A Peugeot acaba de apresentar a nova geração do seu monovolume compacto – perdão… SUV – fruto da sua plataforma EMP2, um modelo completamente novo que pretende marcar pontos no campeonato dos SUV’s de sete lugares do segmento C. Mas o que é que muda nesta nova geração? Tudo menos o nome, de acordo com a marca. Mas vamos por partes.

O Peugeot 5008 adota um design exterior imponente de acordo com os códigos do segmento: capot alongado, uma frente vertical e cintura elevada, o que contribui para uma silhueta mais dinâmica em relação à versão anterior. À frente, o destaque recai sobre a grelha com asas cromadas, enquanto que na traseira os faróis LED opalescentes em forma de garras são a principal novidade.

Peugeot 5008 (6)

No interior, encontramos a segunda geração do i-Cockpit, um sistema composto essencialmente por um ecrã tátil de alta resolução de 12.3 polegadas que permite concentrar a maior parte das funções num só ecrã, reduzindo o número de botões “físicos”. Outro dos trunfos deste novo modelo passa pela melhoria dos índices de habitabilidade e de uma arquitetura mais funcional. Com uma distância entre eixos de 2,84 metros, a marca francesa gaba-se de ter o mais espaçoso de todos os SUV’s do segmento C.

O novo Peugeot 5008 propõe uma nova configuração no habitáculo: 2ª fila de bancos com três lugares independentes e escamoteáveis, 3ª fila de bancos com dois lugares independentes, escamoteáveis e extraíveis e um volume de bagageira de 1 060 litros. Além disso, é possível configurar o banco do passageiro dianteiro em formato de mesa. Outra das novidades é o sistema de massagem pneumática com 8 bolsas de ar nos bancos da frente, sistema de som Hi-Fi Premium Focal e teto de abrir panorâmico. Aos três níveis de acabamento iniciais – Access, Active, Allure – juntam-se as versões GT e GT Line, mais desportivas e dinâmicas.

Peugeot 5008 (10)

RELACIONADO: Peugeot 3008 GT: SUV francês com espírito GT

Tal como o 308 e 3008, o Peugeot 5008 engloba todos os mais recentes motores Euro 6.1. A gasolina, são três as propostas disponíveis na gama: dois motores 1.2 PureTech de 130 cv com caixa manual de seis velocidades (uma versão standard e outra mais eficiente) e um motor 1.2 PureTech de 130 cv com caixa automática de seis velocidades. Já na oferta a Diesel, são seis as opções: 1.6 BlueHDi de 100 cv (caixa manual de cinco velocidades), 1.6 BlueHDi de 120 cv (caixa manual de seis velocidades) numa versão standard e outra de baixo consumo, 1.6 BlueHDi de 120 cv (caixa automática de seis velocidades), 2.0 BlueHDi de 150 cv (caixa manual de seis velocidades) e 2.0 BlueHDi de 180 cv (caixa automática de seis velocidades).

No que toca à segurança, o Peugeot 5008 está equipado com a habitual panóplia de sistemas, tais como o Controlo Avançado de Aderência, Travagem automática de emergência, Alerta de risco de colisão, Sistema de deteção de fadiga, Alerta ativo de transposição involuntária da faixa de rodagem, Sistema ativo de vigilância do ângulo morto e Park Assis, entre outros.

Com apresentação prevista para o Salão de Paris, o Peugeot 5008 será produzido na fábrica da marca em Rennes, França, sendo que o início da comercialização só deverá acontecer na primavera de 2017.

Peugeot 5008 (9)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter