Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line chega a Portugal em novembro

Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line chega a Portugal em novembro

Conhece todos os pormenores da versão mais potente da gama Astra.

Depois da entrada do motor 1.6 BiTurbo CDTI de 160 cv, o novo 1.6 Turbo ECOTEC completa assim a nova geração Astra, assumindo a posição de topo de gama nas opções a gasolina e, simultaneamente, de versão mais desportiva do modelo alemão. Desenvolvido a pensar na eficiência (o consumo médio em ciclo misto, de acordo com a norma NEDC, situa-se nos 6,1 l/100), este novo motor debita 200 cv de potência e 300 Nm de binário. As acelerações dos 0 aos 100 km/h cumprem-se agora em apenas 7.0 segundos, enquanto que a velocidade máxima fixa-se nos 235 km/h.

TESTE: Opel Astra Sports Tourer 1.6 CDTI de 110 cv: vence e convence

Para além do incremento de potência e binário, os engenheiros da marca efetuaram pequenos upgrades nos sistemas de admissão e de escape, incluindo o desacoplamento da tampa da árvore de cames da cabeça do motor através de fixadores específicos e um sistema de vedação exclusivo. Estes ajustes permitiram não só melhorar a capacidade de resposta do motor como também a suavidade de funcionamento em todos regimes de rotação. Além disso, apesar de ser um motor de injeção direta, foi possível reduzir substancialmente os níveis de ruído, comparativamente ao motor anterior.

opel-astra-1-6-turbo-opc-line-6

RELACIONADO: Opel Astra em “roadshow” por Portugal no início de outubro

Já a nível estético, o novo Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line distingue-se pelas novas saias laterais e para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, para um aspeto ainda mais baixo e largo. À frente, salta à vista a grelha (que reforça o visual dinâmico) e as lamelas horizontais, que vão buscar o tema à grelha principal. Mais atrás, o para-choques traseiro é mais volumoso que o das restantes versões, e a chapa de matrícula surge inserida numa concavidade mais profunda limitada por linhas vincadas.

Por dentro, como já é habitual nos modelos OPC Line, o forro do tejadilho e dos pilares assume tons mais escuros. A lista de equipamento de série inclui bancos desportivos, sensores de luz e chuva, comutação automática médios/máximos, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de alerta de saída de faixa (com correção autónoma da direção) e alerta de colisão dianteira iminente (com travagem autónoma de emergência), entre outros. No que diz respeito ao infoentretenimento e conectividade, os sistemas IntelliLink e Opel OnStar são também de série.

Além do Opel Astra 1.6 Turbo, também os modelos de cinco portas com motores 1.6 BiTurbo CDTI, 1.6 CDTI e 1.4 Turbo terão direito à versão OPC Line. Este novo modelo chega ao mercado nacional já no próximo mês de novembro, com um preço de 28.250 €.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter