Vídeo acaba com a especulação: próximo Toyota Supra será mesmo híbrido

Vídeo acaba com a especulação: próximo Toyota Supra será mesmo híbrido

A próxima geração de um dos mais aclamados desportivos japoneses será híbrida. Depois do Honda NSX, é a vez do Toyota Supra seguir esta via.

A Toyota assume-se com uma das marcas líderes na oferta de modelos híbridos, pelo que não constituirá surpresa para ninguém o facto da próxima geração do Supra associar uma motorização elétrica com um motor de combustão. Uma informação que até agora carecia de confirmação oficial da marca mas que um vídeo publicado no Youtube (no final do artigo) fez questão de clarificar: o próximo Toyota Supra será mesmo híbrido.

RELACIONADO: Este Toyota Supra fez 837.000 Km sem abrir o motor

Sabendo-se que o novo Supra será híbrido, agora a grande questão é saber qual vai ser o esquema mecânico adoptado pela marca nipónica. Os motores elétricos estarão acoplados diretamente à transmissão e ao motor de combustão ou funcionarão de forma autónoma? Vão transmitir potência às rodas traseiras ou às rodas dianteiras? Serão quantos motores elétricos, um ou dois? Não sabemos. Mas a julgar pela disposição do motor, o mais certo é que o próximo Toyota Supra adopte um sistema híbrido montado em sequência (motor de combustão, motor elétrico e caixa de velocidades) libertando espaço na traseira para a montagem das baterias – em todo o caso é garantido que será um esquema totalmente diferente da solução encontra pela Honda no novo NSX.

toyota-supra
Nível de secretismo máximo

A verdade é que a Toyota tem envolto o desenvolvimento do Toyota Supra no maior secretismo. Em parte porque não quer libertar informação antes de tempo, e por outro lado porque da plataforma do novo Supra vai nascer também um novo modelo da BMW e a Toyota não quer colocar em causa a posição da marca bávara. As duas marcas têm trabalhado em parceria e nenhuma quer ser responsável por revelar informações à concorrência externa.

Como referimos há pouco, apesar de todo o secretismo, ainda assim o Toyota Supra foi apanhado a sair do BMW M Test Center, na Alemanha. Local onde uma equipa de engenheiros da Toyota tem levado a cabo testes dinâmicos num protótipo de testes.

Nota-se que o protótipo do Supra sai do centro de testes em modo 100% elétrico e pouco depois liga o motor de combustão, que pelo barulho poderá tratar-se de uma unidade V6. A ver vamos…

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter