Notícias Novo Peugeot 3008 DKR ao assalto do Dakar 2017

Novo Peugeot 3008 DKR ao assalto do Dakar 2017

A Peugeot Sport apresentou a sua nova “máquina de corrida” para o Dakar 2017, disputado no Paraguai, Bolívia e Argentina. Conhece as novidades do Peugeot 3008 DKR.

Inspirado no design do novo Peugeot 3008 – que finalmente se assumiu como um SUV – o 3008 DKR assemelha-se ao modelo de produção na zona dos faróis, grelha dianteira e na banda lateral com garras vermelhas, mas com uma postura de competição. O design ficou a cargo do francês Sébastien Criquet.

Na parte técnica, a Peugeot Sport trabalhou principalmente na suspensão (amortecedores e geometria) para melhorar o comportamento do carro, a refrigeração e o peso. Foi ainda acrescentado um sistema de climatização que certamente será do agrado de Stéphane Peterhansel, Sébastien Loeb e companhia.

Outra das prioridades foi naturalmente o motor V6 biturbo de 3.0 litros com 340 cv e 800 Nm, um importante foco de trabalho com a adaptação aos novos regulamentos da FIA. O diâmetro do anel de admissão de ar foi reduzido de 39 para 38 mm para motores diesel de veículos 2WD, gerando uma perda de cerca de 20 cv de potência. Os engenheiros tentaram compensar essa desvantagem, mas sobretudo melhorar a facilidade de utilização do motor a baixas rotações.

A NÃO PERDER: Peugeot L500 R HYbrid: o leão do passado, do presente e do futuro

“O novo 3008 DKR simboliza a próxima etapa da Peugeot no seu compromisso para com o programa desportivo nos rallye-raid. A solução de duas rodas motrizes do carro de competição, outra característica comum do DKR com a versão de estrada, deu provas nos troços de ralis e foi agora copiado. O Team Peugeot Total tem feito uma temporada brilhante em 2016 e os avanços técnicos transportados para o novo Peugeot 3008 DKR anunciam-se favoráveis para a conquista de novos títulos”.

Jean-Philippe Imparato, CEO da Peugeot

Em equipa que ganha, não se mexe

No que toca às duplas para a edição do próximo ano, que promete ser bastante disputada, Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, Carlos Sainz/Lucas Cruz, Cyril Despres/David Castera e Sébastien Loeb/Daniel Elena estarão de volta à partida do Dakar, aos comandos do Peugeot 3008 DKR. O Team Peugeot Total já começou a preparar-se para a edição do próximo ano, e fará a sua estreia no Rali de Marrocos (de 3 a 7 de outubro) por Carlos Sainz/Lucas Cruz no novo modelo. Já Cyril Despres/David Castera farão aquela que será a última participação oficial do Peugeot 2008 DKR.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter