Notícias Kia: conhece a nova caixa automática para modelos de tração dianteira

Kia: conhece a nova caixa automática para modelos de tração dianteira

A marca sul-coreana deu a conhecer a sua primeira transmissão automática de oito velocidades especialmente desenvolvida para veículos de tração dianteira.

Desde 2012 que os engenheiros da marca sul-coreana têm vindo a trabalhar nesta nova transmissão, o que deu origem ao registo de 143 patentes de novas tecnologias ao longo dos últimos quatro anos. Mas o que muda?

Em relação à atual transmissão automática de seis velocidades da Kia, a caixa de oito velocidades mantém dimensões idênticas, mas com menos 3.5 kg de peso. Embora a Kia tenha vindo a trabalhar num sistema semelhante para carros de tração traseira, a sua aplicação em modelos de tração dianteira exigiu uma montagem da caixa em posição transversal, “roubando” espaço no capot para outros componentes. Como tal, a Kia procedeu à redução do tamanho da bomba de óleo, a mais pequena no segmento. Além disso, a marca implementou ainda uma nova estrutura de comando das válvulas, que permite o controlo direto da embraiagem, reduzindo o número de válvulas de 20 para 12.

VEJAM TAMBÉM: Este é o novo Kia Rio 2017: primeiras imagens

De acordo com a marca, tudo isto contribui para uma melhoria na eficiência de combustível, para uma condução mais suave e para uma redução do ruído e das vibrações. A nova transmissão será estreada no próximo Kia Cadenza (segunda geração) com motor V6 GDI de 3.3 litros, mas a Kia promete que será implementada em futuros modelos de tração dianteira da sua gama.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter