Hyundai apresenta novo RN30 Concept com 380 cv de potência

Hyundai apresenta novo RN30 Concept com 380 cv de potência

A Hyundai baseou-se na experiência adquirida na competição para desenvolver o RN30 Concept.

Chegou finalmente a Paris o novo Hyundai RN30 Concept, o protótipo de que antecipa o primeiro desportivo da marca coreana, o Hyundai i30 N. A pedido de muitas famílias, este protótipo dá o primeiro passo na linha de modelos mais desportivos da Hyundai, virados para o mercado europeu.

A julgar não só pela ficha mas também pelo aspeto do carro, a Hyundai colocou todo o seu know-how neste concept de linhas desportivas. O habitáculo surge apetrechado com tudo o que um concept desta natureza tem direito: um aspeto futurista e bancos, volante e pedais desportivos. A genética desportiva estende-se até à carroçaria, cuja prioridade foi a aerodinâmica e estabilidade – o hot-hatch coreano destaca-se pelo centro de gravidade mais baixo e uma carroçaria de baixo peso, mais larga e próxima do solo, com os obrigatórios apêndices aerodinâmicos. Em vez da tradicional fibra de carbono, a Hyundai optou por um material plástico mais leve e resistente, segundo a marca.

hyundai-rn30-concept-6

VEJAM TAMBÉM: Hyundai i30: todos os detalhes do novo modelo

De baixo do capot, encontramos um motor 2.0 Turbo desenvolvido de raiz pela Hyundai, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem (DCT). No total desenvolve 380 cv de potência e 451 Nm de binário máximo, o mesmo que debita o motor do novo i20 WRC. Para ajudar nas curvas a alta velocidade, o Hyundai RN30 Concept conta ainda com um diferencial autoblocante eletrónico (eLSD).

“O RN30 incorpora o conceito de um carro vigoroso e de alta performance (…). A pouco tempo de evoluir para o nosso primeiro modelo N, o RN30 inspira-se na nossa paixão pelos carro de alto desempenho acessíveis a todos. Recorremos ao nosso conhecimento tecnológico – baseado no sucesso no desporto automóvel – para desenvolver um modelo que mistura o prazer de condução com a performance, algo que queremos implementar nos futuros modelos”.

Albert Biermann, responsável pelo departamento N Performance da Hyundai

Tendo tudo isto em conta, o novo Hyundai I30 N poderá vir a revelar-se um sério opositor às propostas oriundas do “velho continente”, como o Peugeot 308 GTI, Volkswagen Golf e Seat Leon Cupra. Mas para já, o Hyundai RN30 Concept estará em exposição no Salão de Paris até dia 16 de outubro.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter