Honda Civic Type R Prototype em Paris

Honda Civic Type R Prototype em Paris

Este protótipo deixa antever o estilo da próxima geração do Honda Civic Type R que será oficialmente anunciado em 2017. É uma das estrelas da Honda no Salão de Paris.

Com base nas proporções baixas e largas da nova geração do Civic hatchback, o protótipo do próximo Type R destaca-se uma vez mais pelo design desportivo e apêndices aerodinâmicos em toda a carroçaria. E como é apanágio da marca nipónica, tirando alguns detalhes, como é o caso da pintura com um acabamento tipo alumínio de grão fino e elevado reflexo, este concept trata-se na sua essência da versão final do novo Honda Civic Type-R.

A NÃO PERDER: 10 comportamentos que estão a destruir o teu carro (aos poucos)

À frente, o pára-choques agressivo é acentuado pelo spoiler em fibra de carbono e pela linha desportiva a vermelho. O famoso emblema H a vermelho – comum a todos os modelos Type R – está situado por cima da nova entrada de ar na frente do carro. O capot também tem uma nova entrada de ar, em posição central numa reentrância de formato trapezoidal. Os faróis de LEDs e os piscas de direcção frontais e laterais com lentes fumadas reflectem o carácter mais agressivo do Protótipo do Civic Type-R.

AHM PR

As embaladeiras laterais em fibra de carbono correm a todo o comprimento da distância entre eixos de cada lado, ligando as duas jantes de liga leve com 20 polegadas, acabamento preto piano, acentuações a vermelho e pneus 245 de alta performance. As cavas das rodas de maiores dimensões acomodam os novos conjunto pneu/jante. O difusor traseiro de dimensões substanciais percorre todo o comprimento por baixo do pára-choques traseiro, servindo de alojamento a três ponteiras de escape e a um par de deflectores de cada lado. Como tem sido tradição nas últimas gerações do Civic Type-R a aposta num design agressivo continua – e até já nem se estranha… – mas aquele escape triplo com uma ponteira mais pequena ao centro bem que podia ser esquecido na versão de produção… é um detalhe sem qualquer propósito.

VTEC Turbo novamente

A marca ainda não revelou nenhum detalhe sobre a mecânica, mas é espectável que voltemos a encontrar o famoso motor 2.0 VTEC Turbo. É possível que nesta nova geração do Type-R a Honda aumente ligeiramente a potência – atualmente debita 310 cv. O novo Honda Civic Type-R será oficialmente apresentado no próximo ano, na sua versão de produção. Este modelo será produzido na Honda of the UK Manufacturing (HUM) em Swindon – o ponto central da produção global do Civic hatchback de cinco portas, com as vendas previstas para começarem na segunda metade de 2017.

O Type R vai ser oficialmente revelado às 14:30 no stand da Honda no Pavilhão 3.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter