Conhece as principais novidades do Salão de Paris 2016

Conhece as principais novidades do Salão de Paris 2016

Nesta lista vais encontrar os modelos que vão estar em destaque no maior evento automóvel em terras napoleónicas: o Salão Automóvel de Paris.

É já na próxima semana que arranca mais uma edição do Mondial de l’Automobile, um salão que reúne há mais de um século as principais marcas e novidades do mundo automóvel – a primeira edição remonta ao ano 1898. Depois de muitos altos e baixos, guerras e crises económicas, o Salão Automóvel de Paris tenta atualmente recuperar a relevância internacional de outros tempos. E a edição deste ano promete…

Nesta lista reunimos os principais modelos que vão ser apresentados no certame francês, onde aproveitamos para fazer um pequeno sumário de cada um. Estes são os modelos previstos para o Salão de Paris (em atualização):

AUDI

A5/S5 Sportback: (em baixo) Mais belo, mais tecnológico e performante. A segunda geração do coupé de cinco portas apresenta novidades em toda a linha e vai ser um dos grandes destaques da marca de Ingolstadt em Paris.

Q3: A versão atualizada do Audi Q3 estreia o pacote S line competition.

Q5: O SUV mais vendido de sempre da marca de Ingolstadt deverá apresentar-se no Salão de Paris mais próximo que nunca do seu irmão mais velho: o Audi Q7. A mesma plataforma (MLBevo), a mesma tecnologia, num embrulho mais dinâmico. É uma das novidades mais aguardadas da Audi.

Audi A5 Sportback g-tron

BMW

BMW i8 Protonic Dark Silver Edition: A marca de Munique troocou os tons avermelhados da versão Protonic Red por tons mais escuros (Dark Silver).

Série 5: Novo modelo poderá ir até aos 330 cv de potência, e numa segunda fase, adotar uma motorização híbrida. Um das grandes novidades será a adoção da plataforma CLAR, herdada do BMW Série 7.

X2: Leque de motorizações renovado e um aspeto geral mais dinâmico e desportivo. A guerra no segmento dos SUV premium não dá treguas.

CITROËN

C3: Moderno e irreverente. Sabiam que o C3 agora também tem Airbumps? É o regresso da marca francesa às propostas fora da bolha.

C3 WRC Concept: Em jeito de antecipação ao modelo de competição, o Citroën C3 WRC Concept apresenta-se na capital francesa com um chassis alargado e novos apêndices aerodinâmicos – downforce é a palavra de ordem.

CXperience: Um protótipo (em baixo) que assume as formas de um modelo de luxo e que poderá ser uma pequena amostra daquilo que o futuro da marca francesa nos reserva.

2016-Citroen CXperience Concept

FERRARI

LaFerrari Aperta: A pujança habitual dos modelos da casa de Maranello, agora a céu aberto. Aperta, Aperta com ele… desculpem, não resistimos ao trocadilho!

FORD

Ka+:  Mais espaçoso e económico. O que poderíamos pedir +? Pronto, outro trocadilho…

HONDA

Civic: A décima geração do bestseller da marca aposta num design arrojado e num leque de motores mais eficientes (em baixo).

Jazz Spotlight Edition: Prático e espaçoso como sempre, agora numa versão premium.

honda-civic-hatchback-2

HYUNDAI

i10: Novo restyling e mais tecnologia no citadino coreano são as grandes novidades.

i30: Uma proposta competitiva que reflete as ambições da marca no “velho continente”. Clica no link e conhece as nossas primeiras impressões do modelo.

i30N: Sem confirmação oficial, é um dos modelos mais esperados do certame francês. O i30N representa a primeira investida comprometida da Hyundai no mundo dos desportivos, onde vai tentar bater-se de igual para igual com as referências do segmento.

KIA

Rio:  Grelha “Nariz de Tigre”, linha de cintura vincada e formas mais tensas. Assim é o novo Kia Rio.

LAMBORGHINI

Huracán Superleggera: Tal como os restantes elementos da família Superleggera, o “touro de Sant’Agata Bolognese” vai apresentar-se nesta versão mais leve e potente.

LAND ROVER

Discovery: “Um SUV premium altamente versátil e ao mesmo tempo apelativo”. Foi este o objetivo dos designers da Land Rover (em baixo). Será que o conseguiram?

Land Rover Discovery (1)

LEXUS

UX: O futuro da marca passa por aqui. Linhas mais vincadas e emocionais são as pistas que este concept nos dá para o futuro da marca premium da Toyota.

MERCEDES-BENZ

AMG GT C Roadster:  Um dos grandes destaques do Salão de Paris. O Mercedes-AMG GT C Roadster traz novidades a nível mecânico e estético. E claro… a céu aberto.

AMG GLC 43 4Matic Coupé: Motor V6 biturbo de 3.0 litros, 367 cv de potência, 520 Nm binário máximo e apenas 4.9 segundos dos 0 aos 100 km/h. É preciso dizer mais algumas coisa?

Classe E All-Terrain: Das estradas de terra batida aos terrenos mais rochosos, faça chuva ou faça sol. De acordo com a marca, o nome do novo Mercedes-Benz Classe E All-Terrain é para levar à letra.

SUV elétrico: O novo protótipo promete ser uma alternativa ecológica ao restantes modelos da gama.

MINI

MINI John Cooper Works Clubman: Os 231 cv de potência desta versão “JCW” fazem-se acompanhar de um look ainda mais desportivo.

MITSUBISHI

Ground Tourer Concept: Recheado de inovações ao nível do design, o GT Concept (em baixo) deverá ser a principal fonte de inspiração do novo Outlander.

mitsubishi-ground-tourer-3

NISSAN

Micra: Espera-nos um modelo com traços mais europeus e um leque de motorizações alargado.

OPEL

Ampera-e: 204 cv de potência e 360 Nm de binário no mínimo… eletrizantes.

Karl Rocks: Uma variante mais robusta e versátil do citadino germâmico, pronta para as aventuras “fora de pista”.

PEUGEOT

3008:  O modelo francês abandonou as antigas formas e apresenta-se mais musculado e dinâmico nesta nova geração.

5008:  Também o 5008 saiu do armário e passou a jogar no campeonato dos SUV’s.

PORSCHE

Panamera: A pedido de muitas famílias, a berlina de Estugarda apresenta-se mais bela que nunca e ainda mais performante.

Panamera Sport Turismo: Os mesmos ingrediantes da versão berlina, mas com uma secção traseira completamente nova e mais espaço no interior.

Porsche Panamera (14)

RENAULT

Alaskan: A Alaskan marca a entrada da Renault no mercado das pick-ups… uma entrada com o pé direito? Vamos ver.

Novo desportivo: O protótipo está ainda no segredo dos deuses, mas é de esperar uma aparência irreverente e extrovertida.

Novo SUV: As formas coupé estão garantidas, assim como o design inspirado nas últimas criações da marca do losango.

SKODA

Kodiaq: O muito antecipado SUV checo chega ao Salão de Paris para rivalizar com as propostas alemãs. Argumentos não lhe falta.

VOLKSWAGEN

Hatchback elétrico: Num carregamento de apenas 15 minutos, ficam com autonomia para 400 a 600 km. São os novos tempos…

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter