Notícias Na Califórnia, os motociclistas vão poder circular por entre as vias de trânsito

Na Califórnia, os motociclistas vão poder circular por entre as vias de trânsito

A Califórnia está prestes a torna-se no primeiro estado norte-americano legalizar a circulação de motas por entre as vias de trânsito. Será que os restantes estados norte-americanos vão seguir o exemplo? E os países europeus?

Circular por entre as vias de trânsito é algo comum para muitos motociclistas em todo o mundo. Apesar de na maior parte dos casos não ser uma prática legal, as regras de trânsito em vigor não impedem que tal aconteça. Agora, o Estado da Califórnia, nos EUA, deu o primeiro passo para legalizar esta prática.

A proposta de lei (designada por AB51) já foi aprovada pela assembleia californiana com 69 votos a favor, e neste momento, tudo está dependente do governador Jerry Brown, sendo provável a aprovação da lei. Bill Quirk, membro da assembleia e grande impulsionador desta medida, garante que as novas regras irão reduzir a congestão do tráfego. “Nenhuma questão é mais importante para mim do que segurança no trânsito“, afirma.

mota

VEJAM TAMBÉM: Motas na faixa do BUS: és a favor ou contra?

A proposta inicial proibia a realização da manobra a uma velocidade limite de mais de 24 km/h em relação ao restante trânsito e até aos 80 km/h. Contudo, a AMA, associação que representa os motociclistas no EUA, contestou esta proposta, argumentando que os limites de velocidade seriam bastante restritivos. A atual proposta deixa a definição dos limites ao critério da CHP, a Polícia de Segurança Rodoviária da Califórnia, algo que agrada aos motociclistas. “Esta medida irá dar ao CHP a autoridade necessária para instruir os condutores californianos sobre as orientações de segurança“.

Resta-nos saber que posição irão adotar os restantes estados norte-americanos no futuro próximo, e no limite, se poderá ou não esta nova legislação influenciar também os países europeus, nomeadamente Portugal. Será que o futuro pertence mesmo aos motociclistas?

Fonte: LA Times

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter