Clássicos Mazda RX-500 é o concept de que nunca nos esqueceremos

Mazda RX-500 é o concept de que nunca nos esqueceremos

Hoje recuamos até à década de 70 para homenagear uma das máquinas de sonho que nunca chegou a ser produzida.

Foi no Salão de Tóquio de 1970 que Mazda, em plena fase de expansão, apresentou pela primeira vez  o seu RX-500 Concept. Dotado de um design futurista e um estilo “shooting brake”, rapidamente se destacava dos restantes. Mas apesar deste aspeto desportivo e aguerrido, o Mazda RX-500 foi na verdade desenvolvido como modelo de testes dos novos sistemas de segurança. Por exemplo, na traseira, os faróis “graduados” indicavam se o carro estava a acelerar, a travar ou se mantinha uma velocidade constante.

O desportivo era alimentado por um motor Wankel 10A em posição traseira com 491 cc de capacidade e 250 cv de potência. Segundo a marca, este pequeno motor rotativo era capaz de atingir as 14.000 rpm (!), o suficiente para chegar aos 241 km/h de velocidade máxima. Tudo isto apenas com 850 kg de peso no total do conjunto, graças a uma carroçaria construída maioritariamente em plástico – grande parte do peso era devido às portas “asa de gaivota”, bastante populares nesta época.

A NÃO PERDER: Mercedes-Benz C111: a cobaia de Estugarda

Apesar de ter sido um dos primeiros modelos da Mazda com motor Wankel, e consequentemente ter contribuído para o desenvolvimento dos mesmos, o Mazda RX-500 Concept nunca chegou a passar disso mesmo, um protótipo que viria a ser deixado ao abandono durante mais de três décadas.

Mas em 2008, o Mazda RX-500 foi finalmente restaurado, com a ajuda de elementos da equipa original responsável pelo seu desenvolvimento. O protótipo esteve em exposição no ano seguinte no Salão de Tóquio e mais recentemente no Festival de Goodwood de 2014, antes de regressar ao Museu dos Transportes Urbanos de Hiroshima.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter