Clássicos Winged B. Esta é a história do logótipo da Bentley

Logótipos

Winged B. Esta é a história do logótipo da Bentley

Duas asas com a letra B ao centro. Simples, elegante e… "very british". Fique a conhecer a história do logótipo da Bentley.

Winged B no Bentley Continental GT
© Bentley

Quando Walter Owen Bentley fundou a Bentley Motors, em 1919, estava longe de imaginar que, mais de 100 anos depois a sua pequena empresa seria uma referência mundial no que a modelos de luxo diz respeito.

Apaixonado por velocidade, o engenheiro destacou-se inicialmente no desenvolvimento de motores de combustão interna para os aviões da Primeira Guerra Mundial, mas rapidamente desviou atenções para os veículos de quatro rodas, com o lema “construir um bom carro, um carro rápido, o melhor da sua categoria”.

logótipo da Bentley e mascote no topo do radiador

O “Winged B”

Para identificar os seus carros, W. O. Bentley queria algo que simbolizasse a sua «obsessão» de querer superar os limites da performance.

Para esse efeito, contactou o seu amigo F. Gordon Crosby, o artista mais famoso do mundo motorizado nos anos pré-Guerra e este deu, literalmente, asas à ambição de Bentley. Crosby criou um logótipo bidimensional composto por um par de asas e um “B” ao centro sobre um fundo oval negro. Nascia assim o elegante Winged B (B alado).

Há quem diga que as asas no logótipo remetem à paixão de Walter Owen Bentley pela aviação, no entanto, o Winged B representa “a excitação do movimento”. Enquanto a inicial “B” se refere ao nome da marca; as cores — tons de preto, branco e prateado —, simbolizam a pureza, superioridade e sofisticação.

Uma curiosidade adicional é que cada asa começou por ter um número de penas diferentes, de forma a representar a singularidade da marca. Nos anos 30, após a Bentley ter sido adquirida pela Rolls-Royce, as asas perderam esta assimetria, com cada uma a ter 10 penas. Nos anos 90, essa característica peculiar seria restaurada, como homenagem ao criador original do logótipo, F. Gordon Crosby.

O Winged B receberia a sua última revisão em 2002, que permanece até hoje (ndr: à data da última atualização deste artigo, em fevereiro de 2024).

Winged B
© Bentley Edição centenária do Winged B, os anos 1919 e 2019 foram adicionados na lateral do “B”, como forma de atributo a Crosby, num ano que marcou também os 100 anos do seu design original.

Contudo, em 2019, na celebração do centenário da Bentley, foi criada uma versão específica do logótipo para ser apenas usada nas unidades produzidas no ano do centenário. O “B” e a oval à volta dele foram finalizados com um contorno metálico chamado de “Gold Centenary”.

A mascote “Flying B”

Além do logótipo, há outro elemento que identifica a marca desde quase o seu início: a mascote Flying B. Esta surgiu no final da década de 20 — um dos acessórios mais populares na altura — e na origem da sua criação esteve também F. Gordon Crosby. As premissas que levaram à criação do logótipo foram transportadas para esta mascote tridimensional.

O que muita gente não sabe é que em 1933, Charles Sykes — que também criou a mascote da Rolls-Royce, a Spirit of Ecstasy —, foi comissionado para criar um novo Flying B. A sua criação apoiava-se no estilo Art Deco, mas apresentava apenas uma asa e não duas. Uma mudança que não foi apreciada pelos clientes e fãs da Bentley, tendo, por isso, sido novamente redesenhada para ter duas asas.

Após o final de Segunda Guerra Mundial, a mascote Flying B continuou a ornamentar a dianteira dos Bentley, ainda que numa versão mais pequena, até à década de 70.

Nessa altura, devido à introdução de nova legislação referente à segurança dos peões — todos os ornamentos sólidos proeminentes foram banidos das dianteiras dos automóveis —, a Bentley não teve outra opção que não a de retirar a Flying B dos seus modelos.

Só neste século, mais precisamente em 2006, é que assistiríamos ao regresso da mascote Flying B. Tudo graças a um mecanismo que permitia que esta se retraísse para o interior, não prejudicando o cumprimento das normas de segurança.

Em 2019, o ano do seu centenário, a Bentley decidiu redesenhar a sua mascote. A marca elaborou uma competição entre os seus designers e entre as muitas propostas, a de Hoe Young Hwang, inspirada pela coruja, foi aquela que saiu vitoriosa.

Flying B redesenhado, 2019
© Bentley O Flying B desenhado por Hoe Young Hwang. O novo design representa uma coruja a deslizar sobre um lago calmo em busca de uma presa, com o ampliar da base em direção à traseira a simbolizar a esteira gerada na água.

O novo Flying B é feito em aço inoxidável, polido à mão e fabricada de acordo com processos idênticos aos usados para… turbinas. As asas mantém a característica assimetria e, sinal dos tempos, são hoje iluminadas, fazendo parte da cuidada coreografia luminosa de sequência de boas-vindas em conjugação com os faróis do veículo.

Atualização a 15 de fevereiro de 2024: foram adicionados mais detalhes à história do logótipo e mascote da Bentley, assim como foi acrescentada uma parte sobre o redesign da mascote em 2019.

Sabe esta resposta?
Como se chama a marca de mel da Bentley?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Há um Bentley mais doce que os outros e não é um automóvel