Notícias Edição especial «30 Jahre» celebra os 30 anos do BMW M3

Edição especial «30 Jahre» celebra os 30 anos do BMW M3

Em 2016 não faltam motivos para comemorar, que o diga a BMW. Foi há precisamente três décadas que a marca alemã lançou a primeira geração do M3 (E30), um modelo que viria a marcar a sua história como nenhum outro.

No ano do 100º aniversário da marca, foram já vários os modelos comemorativos lançados pela BMW, como se pode ver aqui, aqui e aqui. Mas 2016 é também o ano em que se assinalam os 30 anos do início da produção do BMW M3, e como tal, a marca de Munique não poderia deixar passar a data em branco sem mais um modelo exclusivo, o 30 Jahre M3 (jahre significa “anos” em alemão).

E são várias as diferenças em relação ao M3 de série. Começando pelo aspeto exterior, a carroçaria foi pintada em tons de azul escuro – Macao Blue Metallic, a cor de estreia na Europa do mais potente Sport Evo BMW M3 – com a grelha e os tubos de escape escurecidos, além das novas jantes de liga leve de 20 polegadas e pneus de alta performance. No interior, além das inscrições “30 Jahre M3” um pouco por todo o habitáculo, o destaque vai para os novos estofos em pele a condizer com as cores da carroçaria .

A NÃO PERDER: O nome deste BMW é tão extenso que não cabe neste título

A nível mecânico, a grande novidade é o Competition Package da BMW, que na prática se traduz num incremento de potência e binário para os 450 cv e 550 Nm, suspensão adaptativa, novo diferencial traseiro e um Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC) com diferentes configurações. Equipado com uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades, o desportivo demora apenas 3.9 segundos dos 0 aos 100 km/h, de acordo com a marca.

O 30 Jahre M3 é limitado às 500 unidades e estará disponível mais perto do final do mês, por um preço ainda por revelar.

BMW 30 Jahre M3 (2)
BMW 30 Jahre M3 (5)

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter