Notícias Audi RS1 em 2017

Audi RS1 em 2017

Vamos esquecer que estamos em plena silly season e vamos acreditar neste rumor sobre o Audi RS1. Até porque até há motivos para acreditar…

NOTA: Imagens em destaque do Audi A1 Clubsport quattro concept

Há mais de 3 anos que se circulam rumores sobre a possibilidade da marca alemã lançar um Audi RS1, sem que alguma vez a derradeira versão do compacto desportivo da marca de Ingolstadt tenha visto a luz do dia. Segundo a publicação francesa Automoto (da estação televisiva TF1) vai ser desta! De acordo com esta publicação a Audi está a trabalhar a todo o gás para levar até à próxima edição do Salão de Genebra a versão de produção deste modelo.

A NÃO PERDER: Low Law: o Tuning em Portugal

Se por um lado parece-nos algo tardio o lançamento do Audi RS1 nesta altura do campeonato, uma vez que a 2ª geração deste modelo chega ao mercado já em 2018, por outro, a verdade é que é relativamente fácil e pouco dispendioso (do ponto de vista técnico) para a marca alemã lançar uma versão ainda mais musculada do A1, partindo da excelente base do S1 que recorre a um motor 2.0 TFSI de 231 cv e a um competente sistema de tração integral quattro. Além do mais, seria um merecido tributo à 1ª geração do A1 e uma excelente forma de antecipar o lançamento da nova geração colocando novamente o modelo nas bocas do mundo.

Audi-A1-Clubsport-Quattro-RS1 3

Com um acerto de suspensões mais vocacionado para a performance, um design mais apelativo e recorrendo a alguns órgãos mecânicos do Audi S3 (nomeadamente motor, caixa e travões) não será difícil para a marca do anéis preparar um Audi RS1 a preceito. Caso o venha a ser produzido, a potência máxima do motor 2.0 TFSI poderá chegar aos 300 cv. Naturalmente, tal como já acontece em toda a gama RS da Audi, a desmultiplicação da potência ficará a cargo de uma caixa de dupla embraiagem S tronic.

A parte chata deste Audi RS1, caso veja a «luz do dia», é só uma: o preço. À semelhança do Audi S1, o preço deverá ser pouco convidativo, aproximando-se de valores em que outros desportivos entram na equação. Em março de 2017 ficaremos a saber se vamos ter ou não ter preocupações com o preço…

Audi-A1-Clubsport-Quattro-RS1 2

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter