Notícias O Mercedes-Benz Urban eTruck é o primeiro camião 100% elétrico

O Mercedes-Benz Urban eTruck é o primeiro camião 100% elétrico

Com o Mercedes-Benz Urban eTruck, a marca alemã pretende contribuir para a redução das emissões de poluentes nos meios urbanos.

A Mercedes-Benz apresentou em Estugarda o seu novo camião elétrico, resultado de uma tecnologia que tem vindo a ser testada desde 2014 em modelos de transporte de mercadorias mais pequenos. Baseado no Mercedes-Benz Antos, o Mercedes-Benz Urban eTruck é um modelo talhado para trajetos urbanos (devido à sua autonomia), mas que ainda assim é capaz de transportar 26 toneladas de peso.

O modelo alemão está equipado com o um conjunto de três baterias de lítio ligadas a uma unidade elétrica – a potência não foi revelada, mas oferece uma autonomia de 200 quilómetros. Trata-se de uma solução mais eficiente e económica em relação aos pesados de mercadorias tradicionais.

Mercedes-Benz-Urban-eTruck

VEJAM TAMBÉM: Mercedes-Benz Future Bus, o autocarro autónomo do século XXI

“As motorizações elétricas que tínhamos visto até agora eram extremamente limitadas para serem aplicadas em camiões. Nos dias de hoje, os custos, desempenho e duração do carregamento desenvolvem-se tão rapidamente que leva a uma inversão da tendência no setor da distribuição: o momento é propício para um camião elétrico”.

Wolfgang Bernhard, representante da divisão de camiões da Daimler

Esta tecnologia está a ser testada nos circuitos urbanos de Estugarda, na Alemanha, desde o passado mês de abril, e os resultados serão conhecidos no início do próximo ano. A marca alemã pretende iniciar a produção até 2020, numa altura em que se espera que também outros fabricantes apresentem soluções de transporte de mercadorias “amigas do ambiente”.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter