Mercedes-Benz Future Bus, o autocarro autónomo do século XXI

Mercedes-Benz Future Bus, o autocarro autónomo do século XXI

Andar num autocarro sem condutor é cada vez mais uma possibilidade para o futuro próximo, graças ao Mercedes-Benz Future Bus.

Depois de um carro de golfe 100% elétrico, a Mercedes voltou a surpreender-nos com um projeto com os olhos postos no futuro, o Mercedes-Benz Future Bus. Tendo por base o Future Truck 2025, uma proposta inovadora apresentada em 2014, a marca de Estugarda acaba de revelar o seu novo autocarro semi-autónomo, adaptado aos meios urbanos.

Tal como a tecnologia “Highway Pilot” desenvolvida há dois anos atrás, este novo sistema – apelidado de “CityPilot” – permite que o veículo viaje até 70 km/h sem qualquer interferência do condutor, graças ao sistema de GPS, aos vários sensores em volta do veículo e a uma dezena de câmaras que recolhem dados do exterior.

Weltpremiere: Mercedes-Benz Future Bus mit CityPilot – Meilenstein auf dem Weg zum autonom fahrenden Stadtbus

A NÃO PERDER: Mercedes-Benz responde à Tesla com uma berlina 100% elétrica

Para prova a eficiência de toda esta tecnologia, a Mercedes-Benz levou o seu Future Bus até Amesterdão, Holanda, para uma demonstração num troço de 20 quilómetros, naquela que é a mais longa linha de trânsito para autocarros na Europa. O Mercedes-Benz Future Bus foi capaz de obedecer às indicações dos semáforos e travar quando necessário, como é possível ver no vídeo em baixo. Por motivos de segurança, esteve sempre presente um condutor para monitorizar os comportamentos do autocarro.

O Mercedes-Benz Future Bus é alimentado por um motor Diesel de seis cilindros em linha com 300 cv de potência, mas a marca alemã já anunciou uma motorização completamente elétrica para 2018, que abrirá espaço para um design interior “ainda mais atrativo”.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter