Uma espécie de Ferrari Enzo com dois motores a jato

Uma espécie de Ferrari Enzo com dois motores a jato

«Insanity» foi o nome dado ao projeto que envolve um Ferrari Enzo e dois motores de avião a jato da Rolls-Royce. O nome assenta-lhe que nem uma luva.

Tudo começou com um sonho. Ryan McQueen sonhou um dia ter um Ferrari Enzo equipado com motores de avião a jato da Rolls-Royce. Dito e feito.

A NÃO PERDER: Ferrari Enzo abandonado no Dubai continua sem dono

Apesar de não ter quase nenhuma experiência mecânica nem conhecimentos de soldadura, lançou-se à construção de um chassi capaz de aguentar as forças geradas pelos dois motores a jato. Com recurso a fibra fez uma carroçaria semelhante ao Ferrari Enzo na dianteira, e na traseira colocou dois motores Rolls-Royce comprados num leilão. Doze anos depois, 62 mil euros gastos e o seu Chevrolet Corvette vendido, McQueen conseguiu realizar o seu sonho – bem que dizem que o sonho comanda a vida – e chamou-lhe «Insanity». O nome não poderia ser mais bem escolhido.

O «Insanity» pesa 1723kg e consegue atingir teoricamente os 650km/h de velocidade máxima. Quanto a consumos? 400 litros de combustível são suficientes para fazer este avião – perdão, este Ferrari Enzo! – andar durante dois minutos. Esta obra-prima da insanidade marca presença em vários eventos, mas não está autorizado a circular na via pública. Porque será?…

VER TAMBÉM: Fazer drift não é marcar golo

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter