Notícias Designer revela primeiros desenhos do Bugatti Chiron

Designer revela primeiros desenhos do Bugatti Chiron

Hoje recuamos no tempo até à fase de desenvolvimento daquele que é o carro de produção mais rápido do planeta.

Por meados de 2014, altura em que o Bugatti Chiron estava ainda em fase de desenvolvimento, Walter de Silva, responsável máximo de design no Grupo Volkswagen, referia-se já ao super desportivo como um ícone da industria automóvel e dos tempos modernos, o suficiente para deixar qualquer entusiasta das quatro rodas com água na boca.

Dois anos mais tarde e já depois da apresentação do Bugatti Chiron no Salão de Genebra, é possível confirmar tudo o que dele se esperava, quer a nível mecânico quer a nível estético – uma evolução em termos de design em relação ao Veyron mas com pormenores significativos que o distanciam do seu antecessor.

As linhas do Bugatti Chiron foram criadas por Sasha Selipanov, vencedor de um concurso interno entre designers do Grupo Volkswagen. Contudo, os primeiros esboços – agora revelados – mostram que o design não era ainda consensual. Por isso, Selipanov foi convidado a integrar a equipa da Bugatti para trabalhar as formas exteriores do super desportivo, baseando-se no seu próprio projeto.

Bugatti Chiron (2)

A NÃO PERDER: Conhece a fábrica abandonada da Bugatti (c/ galeria de imagens)

Embora a dianteira (na imagem em destaque) tenha sido reformulada, quer a traseira quer as laterais permaneceram relativamente fiéis aos desenhos originais. As prioridades foram a aerodinâmica e a refrigeração do motor de 8.0 litros W16 quad-turbo com 1500cv de potência e 1600Nm de binário – de outra forma não seria possível atingir os 420 km/h de velocidade máxima.

Ao que parece, o objetivo inicial passava igualmente por substituir os tradicionais espelhos laterais por câmeras, mas por questões legais, isso nunca se chegou a concretizar. Já a potência avassaladora foi uma certeza desde o início…

Consulta aqui o portefólio de Sasha Selipanov

Bugatti Chiron (1)Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter