Audi A3 renovado já disponível em Portugal

Audi A3 renovado já disponível em Portugal

Esta semana fica marcada pela chegada do renovado Audi A3 aos concessionários nacionais. Novos motores, novos equipamentos e ligeiras melhorias estéticas são algumas das novidades.

O Audi A3, nas suas diferentes gerações, tem sido um verdadeiro caso de longevidade e sucesso. Porque em fórmula vencedora não se mexe (muito), a Audi decidiu atualizar o A3 com uma série de novidades importadas dos seus “irmãos” mais velhos, Audi A4 e Q7 . Nomeadamente os novos sistemas de assistência à condução, painel de instrumentos Audi virtual cockpit com ecrã de alta resolução TFT de 12.3 polegadas e a renovada linguagem estilística patente na nova grelha, faróis e farolins redesenhados.

As motorizações também foram alvo de melhorias, e a gama a gasolina ganhou um trunfo de vendas importantíssimo: o motor 1.0 TFSI de 115 cv que permite ao modelo alemão ser vendido por 26.090 euros (versão base). A versão correspondente a gasóleo, equipada com um motor 1.6 TDI de 110 cv, está disponível a partir dos 28.790 euros. Estas motorizações estão disponíveis em associação a uma transmissão manual de seis velocidades ou à transmissão S tronic de sete velocidades de dupla embraiagem (opcional).

RELACIONADO: Ao volante do renovado Audi A3: evoluir para reinar?

Dynamic photo, Colour: Ara Blue

Menos populares no mercado nacional, poderá ainda optar pelas motorizações a gasolina 1.4 TFSI ultra (150 cv e 250 Nm) com tecnologia cylinder-on-demand, e 2.0 TFSI (190 cv e 320 Nm). Do lado dos Diesel, estão disponíveis duas versões do conhecido bloco 2.0 TDI: uma com 150 cv e 340 Nm e outra com 184 cv e 380 Nm, respetivamente. De notar que o sistema de tração permanente quattro apenas está disponível na versão 2.0 TFSI e S3. Em termos dinâmicos, com a suspensão desportiva opcional, a distância ao solo da carroçaria é reduzida em 15 mm e em 25 mm com a suspensão desportiva S line.

Na versão mais desportiva, o Audi S3 ganha 10 cv de potência (310 cv) e um incremento de 20 Nm de binário máximo (400 Nm). Além disso, o S3 surge também com um programa específico de estabilidade (ESC) que em conjunto com o sistema quattro garante uma dinâmica mais apurada. Por encomenda, a Audi oferece também a direção progressiva elétrica (de série no Audi S3).

VEJAM TAMBÉM: Audi A4 Avant (geração B9): a melhor resposta

Tecnologia oriunda do A4 e Q7

Os novos sistemas de segurança da Audi – estreados no A4 e Q7 – também marcam presença no renovado Audi A3. Falamos do Audi active lane assist e o Audi pre sense, que tornam a condução em zonas urbanas e em estrada nacionais ainda mais segura. Novo no segmento é o assistente de trânsito, que trabalha em conjunto com o Audi adaptive cruise control (ACC), este sistema opcional mantém o veículo a uma distância segura do veículo da frente e, em combinação com a caixa de dupla embraiagem S tronic, inicia automaticamente o movimento do Audi A3 no pára-arranca. Ao circular em tráfego lento (até 65 km/h), o assistente de trânsito assume temporariamente a direção em estradas com faixas bem delineadas. Outra novidade para a gama A3 é o opcional assistente de emergência. Este sistema inicia a desaceleração para uma imobilização segura se não for detetada nenhuma atividade na direção pelo condutor.

Em cidade, o novo assistente de saída de estacionamento alerta o condutor para o trânsito existente quando circula a baixa velocidade, em marcha-atrás, ou se se encontra a retirar o A3 de um estacionamento, por exemplo. Ao nível do sistema de infoentretenimento MMI também há novidades. Os menus foram redesenhados e agora assemelha-se mais ao funcionamento dos smartphones, ainda que as principais funções continuem a ser comandadas pelo comando rotativo posicionado junto à caixa de velocidades.

Interior

O MMI rádio plus com ecrã retratil de 7 polegadas é de série, mas tem como opcionais os sistemas de navegação MMI e MMI plus com MMI touch, que em conjunto com o Audi connect permitem muitas funções online para o veículo – por exemplo, navegação via Google Earth e informações de tráfego do Google Street View em tempo real, bem como informações práticas sobre estacionamento, destinos, notícias ou o tempo. Independentemente dos serviços integrados do Audi connect, o sistema também permite a ligação individual à internet através do Wi-Fi hotspot.

A NÃO PERDER: Audi SQ7 ou… como ensinar ballet clássico a um pugilista

Aposta na continuidade

Sem querer romper com o modelo que agora cessa funções, o renovado Audi A3 inova em algumas linhas. A grelha Singleframe apresenta contornos mais nítidos e é mais ampla. Os faróis são maiores e apresentam contornos exteriores distintos. Na secção traseira o destaque vai para os novos gráficos luminosos horizontais dos farolins e a extremidade de separação por cima do difusor redesenhada. Ao nível da carroçaria e do chassis, a Audi aplicou um método de construção ultra-leve que permitiu que o peso do Audi A3 com o motor 1.0 TFSI seja de apenas 1.150 kg, mantendo ao mesmo tempo elevada rigidez torsional.

A tecnologia de iluminação de xénon plus é de série, mas como opções a oferta da Audi inclui faróis em LED e, pela primeira vez, faróis Matrix LED. Por 1.900 euros as versões base do A3 podem receber os packs Design e Sport, com equipamento oriundo da linha Design selection e S line. O novo Audi A3 já está disponível no mercado nacional em quatro carroçarias distintas: 3 portas, Sportback (5 portas), limousine (sedan), e cabriolet.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter