Notícias Volvo 850: o “mais seguro do mundo” comemora 25 anos

Volvo 850: o “mais seguro do mundo” comemora 25 anos

O Volvo 850 está de parabéns. 25 anos depois, recordámos o primeiro modelo da marca a combinar tração dianteira e um motor transversal de 5 cilindros, entre outras novidades ao nível da segurança.

O Volvo 850 foi o primeiro carro sueco a combinar tração dianteira com um motor transversal de 5 cilindros. Representou assim, uma grande mudança na linha de modelos da marca, fazendo dele um mais marcantes da história da Volvo.

Revelado a 11 de junho de 1991 na Stockholm Globe Arena, o Volvo 850 GTL resultou num grande investimento para a marca que prometia oferecer um novo nível de prazer de condução. Dito e feito. Foi lançado também sobre o lema “Um automóvel dinâmico com quatro estreias mundiais”, estreias essas que passavam por um sistema integrado de proteção lateral, SIPS, cinto de segurança dianteiro auto ajustável e, como já referido, o motor transversal de 5 cilindros.

Volvo 850

RELACIONADO: A História dos logótipos: Volvo

O Volvo 850 GTL com motor de combustão normal, 20 válvulas e 170 cv foi o primeiro modelo a ser apresentado. Dois anos depois, no decorrer do Salão de Genebra, a Volvo apresentou uma versão importante do 850: a carrinha. A nova variante apresentava características típicas da Volvo tais como a traseira com ângulo reto para maximizar a capacidade de carga mas também um novo design nos seus faróis traseiros, completamente verticais e a cobrir o pilar D. Descrita como o “pináculo da criação”, foi vencedora de vários prémios como o prestigioso “Good Design Grand Prize” no Japão e o prémio “Most beautiful estate” em Itália.

Volvo 850 T-5R

Após o sucesso da versão carrinha, a Volvo decidiu oferecer mais opções de motores. Sendo assim, de volta ao Salão de Genebra, foi apresentada a Volvo 850 T-5r – edição limitada a 2.500 unidades de cor amarela – com um motor turbo de 240 cv e 330 Nm. Esta versão incluía ainda spoilers redesenhados, tubo de escape quadrado e jantes de 17 polegadas. Esta gloriosa versão esgotou em poucas semanas, sendo sendo posteriormente produzida uma nova série de carros de cor preta, seguida de uma nova série T-5R verde escura também limitada a 2.500 unidades.

A NÃO PERDER: Achas que sabes conduzir? Então este evento é para ti

Foi com a carrinha Volvo 850 que a marca sueca regressou às pistas grelha de partida do Circuito de Thruxton, em Inglaterra. Competir com carrinhas no British Touring Car Championship (BTCC) atraiu enorme atenção tendo a Volvo investido bastante com a equipa Tom Walkinshaw Racing, na qual competia o piloto sueco Rickard Rydell e o holandês Jan Lammers. Infelizmente,  em 1995, com a atualização das regras, tornou-se impossível competir com carrinhas e a Volvo viu-se obrigada a trocar de modelo. Nessa época, Rickard Rydell terminaria o BTCC na 3ª posição.

Volvo_850_BTCC-2

Entre lançamentos de sucesso e o regresso às pistas de competição, houve ainda espaço para introduzir o Volvo 850 AWD. Conhecido como o “carro mais seguro do mundo”, este modelo foi uma estreia mundial em matéria de segurança tendo sido o primeiro carro de produção a incluir airbags laterais.

Apresentado em 1995 e lançado um ano depois, o Volvo 850 AWD foi o primeiro modelo Volvo com tração às 4 rodas motorizes. Este novo modelo, vinha equipado com um novo motor, com turbo boost, capaz de debitar 193 cv. Nunca esta carrinha imaginou ser o antecessor dos modelos ‘XC‘ da Volvo com tração às 4 rodas. Em 1996 a Volvo anunciou o final de produção do modelo, tendo atingindo um total de 1.360.522 automóveis produzidas.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter