Autopédia Vender o carro usado: 5 dicas para teres sucesso

Usados

Vender o carro usado: 5 dicas para teres sucesso

Queres vender o teu carro usado e não sabes muito bem como? Segue as nossas dicas e talvez tenhas sorte… talvez.

vender carro usado

Negociar o teu companheiro de longas viagens pode ser uma tarefa mais difícil e complexa do que pensas. Fica com as nossas dicas e verás que serás capaz de vender o teu carro usado e fechar negócio num instante. Se entretanto também estás a pensar em comprar um carro usado, fica com as oito dicas para quem quer comprar.

Limpeza

Vendedores deste país, apontem esta dica: um carro sujo, com um cinzeiro a transbordar de beatas, garrafas de água espalhadas por o chão ou objetos pessoais — acreditem, há anúncios assim —, é meio caminho andado para qualquer cliente ficar desinteressado no vosso carro.

Gastem tempo e dinheiro a tratar da limpeza do vosso carro. Mais facilmente vão ter retorno.

RELACIONADO: Comprou um carro usado? Seis dicas sobre o que deve fazer
Carros

Fotografias

Desmarca o estúdio para fazeres uma sessão fotográfica para conseguires vender o teu carro usado. Não é preciso chegarmos a extremos… Um bom conjunto de fotografias é meio caminho andado para qualquer interessado entrar no teu anúncio, mas não é preciso muito know-how para o fazer com sucesso.

Evita tirar fotografias no quintal ou num parque de estacionamento subterrâneo. Para além de mostrar despreocupação, ficam com má qualidade e, por vezes, não deixam transparecer o interior do carro.

Dica: após a limpeza, leva o teu carro usado a um espaço ao ar livre e tira fotografias chave que qualquer anúncio deveria ter: dianteira, traseira, mala, bancos traseiros, jantes, bancos dianteiros, consola central e volante. Não te entusiasmes demasiado e não faças um book fotográfico ao teu carro.

Anúncios com 50 fotografias, onde as 10 primeiras são ao detalhe cromado do botão do travão de mão, são enfadonhos e desinteressantes.

Preço

Compraste o carro por uma fortuna e não queres perder dinheiro ao desfazer-te dele. Custa, é verdade… Mas vamos ser razoáveis: um carro quando sai do stand, já está a desvalorizar. Por isso, há que ser realista e ver o que andam a pedir os outros anunciantes por um carro igual ao teu.

Lembra-te, se for muito caro, os interessados vão passar ao lado do teu anúncio; mas cuidado ao desceres demasiado o preço: se for muito barato, tem em conta que toda a gente conhece o ditado “quando a esmola é grande, o pobre desconfia”.

Criatividade

Quem procura por um carro usado, já conhece (quase) de cor todas as especificações técnicas. Tenta ser criativo, escreve um texto ou com mais humor ou emoção onde citas vários aspetos relevantes do carro, como por exemplo, facilidade de estacionar, consumos, comportamentos em tiradas mais longas, etc. Lembras-te deste anúncio que era tão bom que até a Nissan comprou o carro?

VÊ TAMBÉM: O mais épico anúncio de sempre para vender o carro

Anúncio

Lá vai o tempo em que havia páginas e páginas de jornais dedicadas somente a venda de automóveis. Os tempos evoluíram e agora há portais, gratuitos ou não, como o OLXAutoSapo ou o Standvirtual, bastante simples de usar e vistos por milhares de pessoas diariamente.

Caso queiras, podes sempre pagar para dar destaque ao anúncio.