Notícias Seat Arosa 2.0 TDI: o tomba gigantes de 500cv

Tuning

Seat Arosa 2.0 TDI: o tomba gigantes de 500cv

Este Seat Arosa preparado pela Darkside Developments «bate o pé» a muitos muscle cars que andam por aí...

Quando falamos em carros ideias para drag racing, pensamos de imediato em carros musculados equipados com motores V8 a gasolina capazes de gerar potências superiores a 1000cv. O último carro que nos passava pela cabeça seria o simpático Seat Arosa. Pequeno, tração dianteira, Diesel…

VER TAMBÉM: Sucessor do Volkswagen Lupo GTI a caminho!

Graças ao trabalho da Darkside Developments, este Seat Arosa passou de um simples citadino a um verdadeiro colosso do drag racing. O pequeno motor 1.4 TDI de origem (conhecido por “manco”) deu lugar a uma unidade 2.0 TDI (versão de injector-bomba) altamente modificada. Cabeça do motor, êmbolos, sistema de refrigeração, sistema de lubrificação, cambota, turbo oriundo de um tractor (capaz de gerar 4,1 bar), injectores com mais 120% de débito, intercooler, kit de óxido nitroso, caixa de velocidades de um Golf… bem, quase tudo foi alterado!

O resultado de todas as transformações está nos números: o motor de 2.0 TDI debit agora 507cv de potência máxima e 813Nm de binário máximo – ambos atingidos às 4000rpm. A título de exemplo, em termos de binário máximo, só o novo Audi SQ7 TDI lhe consegue fazer frente com 900Nm de binário máximo às 1.000 rpm(!).

Seat Arosa-2

Este verdadeiro muscle car herdou ainda a caixa de velocidades de seis relações de um Volkswagen Golf, que foi alterada para suportar os 507cv.  Tem ainda um diferencial da Quaife e uns massivos pneus próprios para drag race, evitando assim perdas de tração.

A NÃO PERDER: Uma visita ao museu da SEAT: os principais modelos da história da marca

Se a nível exterior o carro é facilmente reconhecível, a nível interior o caso muda de figura. Todos os plásticos e peças de tablier foram retirados, deixando apenas uma estrutura de proteção, o painel do quadrante e um único acento. Pesando apenas 800kg, o pequeno Arosa consegue cruzar a meta dos primeiros 400 metros em apenas 10,14 segundos, atingindo a velocidade de 239,47 km/h.

E sim… nós sabemos que há em Portugal casas de preparação capazes de rivalizar com este Diesel da Darkside Developments. Ficamos à espera que nos envies para geral@razaoautomovel.com alguns exemplos. O melhor será publicado aqui 🙂 . Até lá, fiquem com os vídeos desta pequena trovoada:

Imagens e Vídeo: Darkside Developments