Autopédia O revolucionário motor rotativo que cabe na palma da mão

O revolucionário motor rotativo que cabe na palma da mão

O protótipo desenvolvido pela empresa americana LiquidPiston foi usado pela primeira vez num kart.

Há cerca de dois anos, Alec Shkolnik, fundador da LiquidPiston, apresentou uma interpretação moderna do velho motor Wankel (conhecido por the king of spin), resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento.

Tal como os motores rotativos convencionais, o motor da LiquidPiston consiste na utilização de “rotores”, em vez dos tradicionais pistões, permitindo movimentos mais suaves, combustões mais lineares e recurso a menos peças móveis.

Embora seja um motor rotativo, Alec Shkolnik pretendeu na altura distanciar-se dos motores Wankel. “É uma espécie de motor Wankel mas virado do avesso, um design que resolve os velhos problemas com fugas e consumos exagerados”, garantiu Shkolnik, ele próprio filho de um engenheiro mecânico. De acordo com a empresa, este motor é mais simples e eficiente, com um rácio de potência por quilo bem acima da média. O seu funcionamento geral é explicado no vídeo em baixo:

A NÃO PERDER: A fábrica onde a Mazda produzia os “king of spin” Wankel 13B

Agora, a empresa deu um passo importante para o desenvolvimento do motor rotativo com a implementação de um protótipo num kart, como se pode ver no vídeo em baixo. O protótipo construído em alumínio com 70cc de capacidade, 3cv de potência e menos de 2kg substituiu com sucesso um motor de 18 kg. Infelizmente, tão cedo não veremos este bloco num modelo de produção. Porquê? “Trazer um novo motor para o mercado automóvel demora pelo menos sete anos e implica custos de 500 milhões de dólares, isto num motor de baixo risco”, garante Shkolnik.

Para já, a LiquidPiston pretende implementar o motor rotativo em mercados de nicho, como drones e ferramentas de trabalho. Ao que parece, a empresa está a ser financiada pelo Departamento de Defesa dos EUA. O motor rotativo pode ser encomendado através do website oficial da empresa.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter