Notícias Mercedes-Benz vai introduzir tecnologia de carregamento wireless já em 2017

Mercedes-Benz vai introduzir tecnologia de carregamento wireless já em 2017

A marca garante que esta é uma solução mais conveniente para o carregamento de veículos em casa.

A pensar nas actuais limitações de infraestruturas para veículos elétricos, a Mercedes-Benz anunciou que irá introduzir no próximo ano o carregamento sem fios nos seus veículos híbridos e elétricos. Embora já existam soluções aftermarket, a marca alemã pretende apresentar a sua própria tecnologia, que será “mais intuitiva e conveniente”. Os veículos eléctricos ainda nem se disseminaram verdadeiramente e chegar a casa e ligar o carro à tomada já é uma coisa do passado…

Como funciona?

Através de campos electromagnéticos, é possível transferir energia entre dois objectos – uma tecnologia já utilizada nos smartphones. O sistema é composto por uma base no chão da garagem e por uma bobina secundária na base do veículo. Os dois componentes formam um transformador que converte a energia em corrente eléctrica para carregar as baterias.

RELACIONADO: Mercedes-Benz antecipa novo SUV elétrico no Salão de Paris

Uma mensagem no painel de instrumentos informa o condutor se o veículo está dentro da área de carregamento; assim que o carro é imobilizado, o carregamento é iniciado automaticamente. A Mercedes garante que o tempo de carregamento é idêntico ao dos modelos plug-in. Esta tecnologia estará disponível como opção extra na próxima versão híbrida do Mercedes-Benz Classe S (facelift).

mercedes eletric1

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter