Notícias Kamaz Master: o «monstro russo» que vai disputar o Dakar 2017

Dakar 2017

Kamaz Master: o «monstro russo» que vai disputar o Dakar 2017

Os russos estão de volta com o novo Kamaz Master, o “monstro” do deserto que irá intimidar os seus rivais no próximo ano, no decorrer do Rally Dakar 2017.

Kamaz Master

O novo Kamaz Master foi produzido de «A a Z» com vista ao Rally Dakar 2017 que, no próximo ano, irá percorrer a América Latina — leia-se Paraguai, Bolívia e Argentina. Mas antes ainda vai ser sujeito a diversos testes (durabilidade, fiabilidade e performance). Entre os próximos dias 8 e 24 de julho, o Kamaz irá percorrer o continente asiático desde o Cazaquistão até à China, completando assim mais de 10 mil quilómetros em 15 etapas distintas.

RELACIONADO: 15 factos e números sobre o Dakar 2016

Herdado o mesmo chassis que o seu antecessor, o Kamaz Master assume agora uma carroçaria mais aerodinâmica, com um capot mais largo e, principalmente, uma nova motorização. O Kapotinik — como foi apelidado pela marca — é um motor com 12.5 litros capaz de gerar 980 cv de potência. Toda esta potência e entregue às quatro rodas por intermédio de uma transmissão de 16 velocidades. Velocidade máxima? Mais de 160 km/h.

Segundo Vladimir Chagin, diretor da equipa Kamaz, e sete vezes vencedor do Dakar:

Estamos perante uma nova era de camiões. O novo desenho mostra uma série de vantagens técnicas e o nosso principal objetivo é inovar em todos os detalhes possíveis.

O objetivo da Kamaz para o Dakar 2017 é a vitória. No palmarés estão 13 vitoriosas (e consecutivas) provas, com exceção deste ano, onde o piloto Gerard de Rooy ao volante de um Iveco foi o grande vencedor.