Clássicos Tudo começou num avião. Sabia que o logótipo da Ferrari antes voava?

Logótipos

Tudo começou num avião. Sabia que o logótipo da Ferrari antes voava?

A história por detrás do "Cavallino Rampante" da Ferrari. Uma marca exclusiva posicionada no topo dos fabricantes de carros de alto desempenho.

Logotipo Ferrari
© Ferrari

Quando falamos no logótipo da Ferrari, é impossível não nos lembrarmos automaticamente do famoso “Cavallino Rampante”. Mas de onde surgiu “esse” cavalo rampante?

O cavalo rampante foi originalmente utilizado não num automóvel mas num avião, pelo piloto da Força Aérea italiana Francesco Baracca, que viria a ser morto em combate em 1918. O cavalo servia de símbolo decorativo na lateral do avião do piloto, durante a I Guerra mundial.

Esboço Ferrari 159 S
© Ferrari Esboço Ferrari 159 S

Mas como é que este símbolo foi parar aos desportivos da Ferrari? A história é simples: Enzo Ferrari, fundador da marca, teve a oportunidade de se encontrar com os pais do famoso aviador em 1923, que lhe sugeriram que utilizasse o símbolo como emblema para os modelos da marca — o argumento foi que “traria sorte”. 

Antes do logótipo ser oficialmente apresentado ao público italiano, já tinha sido vista uma versão do logótipo num Alfa Romeo que competia pela equipa Scuderia Ferrari, em 1932.

Em 1945, altura em que Enzo Ferrari começou a criar a sua fábrica, ele estava determinado em encontrar um emblema que se distinguisse. Assim, este com ajuda do famoso artista Eligio Gerosa, «meteu mãos à obra».

Leia também: Porque é que a Ferrari e a Porsche têm um cavalo rampante no logótipo?

Ao cavalo erguido em preto foi acrescentado um escudo na cor amarelo canário, em homenagem à província de Modena, e mais três listras nas cores da bandeira italiana: verde, branco e vermelho — Inicialmente, Gerosa desenhou as linhas curvas, mas Enzo recusou essa ideia dizendo que lhe relembravam as grelhas da Bugatti

Em 1947, altura em que é fundada oficialmente a Ferrari, a marca italiana já se tinha estabelecido no mercado e atingido um status elevado, graças também ao sucesso no desporto motorizado. Com o fim da II Guerra Mundial e a queda de Mussolini, a marca lançou o seu primeiro modelo, o Ferrari 125 S.

Características do logótipo

Embora os desportivos da Ferrari se tenham transformado e evoluído ao longo dos tempos, o logótipo permaneceu praticamente inalterado, mantendo-se fiel às suas raízes. A principal diferença dos logótipos mais antigos para os mais recentes são as letras SF — Scuderia Ferrari —, que deram lugar à própria designação “Ferrari”, em baixo, e as formas exteriores — actualmente rectangulares.

ferrari

Toda a composição se assemelha aos emblemas utilizados pela aristocracia. Além de evidenciar uma certa elegância e autoridade, o “Cavallino Rampante” remete para uma noção de força e poder, representando na perfeição os desportivos da casa de Maranello.

Sabe esta resposta?
Qual foi o último modelo da Ferrari a vir equipado com uma caixa manual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Último dos… Ferrari a vir equipado com uma caixa manual