Notícias Motor boxer da Subaru comemora 50 anos

Motores

Motor boxer da Subaru comemora 50 anos

Foi há precisamente 50 anos que a marca nipónica estreou o motor boxer, de cilindros opostos na sua gama. Hoje uma das suas imagens de marca.

Motor Subaru Boxer

Vamos recuar a maio de 1966. Altura em que era lançado o Subaru 1000 (na imagem abaixo) um modelo que primava pela inovação tecnológica usada, nomeadamente pelo sistema de suspensão independente e claro… pelo motor boxer ou de cilindros opostos.

Desenvolvido pela Fuji Heavy Industries — empresa que a partir de 1 de abril de 2017 passará a ser denominada por Subaru Corporation — o compacto de tração dianteira abriu caminho para os modelos que se seguiram. Foi o primeiro capitulo de um história que continua até aos dias de hoje!

Deste então, no “coração” de todos os modelos lançados pela Subaru tem estado o motor boxer. De acordo com a marca, os motores com cilindros dispostos frente-a-frente de forma simétrica beneficiam os consumos, a dinâmica e resposta do veículo (devido ao baixo centro de gravidade), reduzem as vibrações e são mais seguros em caso de acidente.

VÊ TAMBÉM Este Subaru Impreza 22B STI tem 4.000 km e vai a leilão
Subaru 1000

Com mais de 16 milhões de veículos produzidos, o motor Boxer tornou-se numa imagem de marca da Subaru. Não sendo a única marca que recorre a estes motores, é talvez a mais fiel a esta arquitetura.