Notícias Hyperloop: tudo o que precisas de saber sobre o comboio do futuro

Hyperloop: tudo o que precisas de saber sobre o comboio do futuro

Imagina um comboio supersónico capaz de percorrer quase 600km apenas 30 minutos. Parece ficção cientifica mas está cada vez mais próximo da realidade.

O Hyperloop é um sistema transportes de alta velocidade que está a ser desenvolvido nos EUA e que vai permitir no futuro o transporte de passageiros e mercadorias de forma mais rápida, segura e económica.

O projecto foi inicialmente desenvolvido pelo empresário americano Elon Musk – sim, esse mesmo, o dono da Tesla. Parece que Musk além dos automóveis, dedica-se igualmente a outras formas de transporte alternativas. Graças a um compêndio tecnológico sem precedentes, Hyperloop promete envergonhar os atuais TGV’s e os comboios de levitação magnética do extremo oriente.

VEJAM TAMBÉM: Afinal elétricos não são assim tão amigos do ambiente

Na prática, o Hyperloop irá funcionar como uma cápsula que se desloca num tubo de vácuo através de um sistema de levitação magnética passiva. A grande vantagem é que não é necessário recurso a energia elétrica – apenas um sistema de propulsão – graças à utilização de ímanes que se auto-alimentam através do movimento. A ausência de ar dentro dos tubos anula o atrito, o que permite atingir velocidades máximas de 1.200 km/h.

main-qimg-bf3fc24279ac85a499f4c7ecf482bb98

Como surgiu a ideia?

A ideia de criar um sistema de transportes de passageiros através de tubos de vácuo não é nova, mas só em 2012 Elon Musk anunciou a intenção de tornar este sonho num projecto economicamente viável e sustentável. O Hyperloop foi tornado público pela primeira vez em 2013, e durante esse ano, um grupo engenheiros da Tesla e SpaceX reuniu-se para criar um primeiro modelo conceptual para o sistema de transportes.

Desde o início deste projecto open sourced que Elon Musk tem incentivado a participação de voluntários no desenvolvimento das tecnologias, o que levou à formação de grupos de investigação. Já em 2015, o empresário anunciou a construção de uma pista de testes no Texas com 8 km de extensão, através da Hyperloop Technologies, empresa que alterou recentemente o seu nome para Hyperloop One.

Entretanto, foi fundada uma outra empresa americana – Hyperloop Transportation Technologies – financiada através de crowdsourcing e que pretende desenvolver esta tecnologia noutros estados dos EUA.

Quais os custos?

Desde o início que se têm colocado questões acerca do impacto financeiro que a implementação de um projecto destas dimensões irá provocar. De acordo com os dados oficiais divulgados em 2013, a construção do sistema Hyperloop no Central Valley, Califórnia, irá custar pouco mais de 5 mil milhões de euros – 6.5 milhões de euros para uma versão de maiores dimensões capaz de transportar também automóveis. Este estudo aponta para preços surpreendentes: um bilhete único para o percurso entre Los Angeles e São Francisco deverá custar cerca de 17 euros.

Contudo, têm surgido estimativas contraditórias que apontam para custos bastante superiores aos previstos. Por exemplo, o jornal The Atlantic projecta custos de 60 mil milhões de euros, enquanto que Michael Anderson, professor da Universidade de Berkeley, aponta para um custo total de cerca de 87 mil milhões de euros. Além disso, resta saber quais as implicações a nível legal e político para o investimento numa obra de tão grande dimensões.

hyperloop

Para quando está previsto o Hyperloop?

Precisamente por haver demasiadas variáveis envolvidas, ainda não há data oficial para o lançamento desde sistema de transportes, mas durante a apresentação do Hyperloop, em 2013, Elon Musk garantiu que o projecto seria concretizado dentro de 10 anos, ou seja, até 2023.

Esta quarta-feira (12 de maio), a Hyperloop One deu mais um passo importante para a implementação dos sistema de transportes à escala real com o primeira apresentação ao público dos testes do sistema de propulsão. Nesta experiência que decorreu no deserto do Nevada, a cápsula desenvolvida pela empresa americana demorou apenas 1.1 segundos a atingir uma velocidade de 187 km/h, como é possível comprovar no vídeo em baixo.

Para Gregory Hodkinson, um dos parceiros da Hyperloop One, “o Hyperloop tem potencial para resolver a maior parte dos problemas dos transportes de longo curso actuais e de estreitar as ligações entre pessoas, lugares, ideias e oportunidades”. Será este o futuro dos transportes? Só o tempo o dirá…

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter