Notícias Hoje é o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

Hoje é o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

mulher ao volante

Para assinalar este dia, destacamos a importância da audição durante a condução.

Não há dúvida de que quem conduz regularmente concorda que durante a condução há situações em que a audição se pode sobrepor à visão, por vezes permitindo-nos evitar um acidente. Porque hoje se assinala o Mundial Dia do Trânsito e da Cortesia ao Volante, decidimos realçar a importância da audição na identificação dos estímulos exteriores, necessários para uma análise correta e uma tomada de decisão por parte do condutor.

Através do ouvido percebemos os sons que nos rodeiam (uma buzina, o apito de um agente, as sirenes de emergência de uma ambulância, etc), ouvimos o ruído do motor do carro (para detetar possíveis avarias a tempo) e mantemos o equilíbrio, que torna a condução mais segura, sem enjoos ou vertigens.

VEJAM TAMBÉM: As 10 cidades mais congestionadas do mundo

“O ouvido é um complemento da visão durante a condução porque, para além de prestar auxílio na localização dos estímulos no tempo e no espaço, mantém o equilíbrio. Com o passar dos anos, é natural que a capacidade auditiva se deteriore, impedindo-nos de conduzir em total segurança. É por isso que a realização de exames auditivos é tão importante, mesmo que achemos que não temos nenhum problema, sobretudo a partir dos 50 anos. Manter o veículo em bom estado não é suficiente para garantir a nossa segurança ao volante. Na estrada, também nós devemos estar a 100%”.

Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter