Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Clássicos De onde surgiram os principais logótipos da Rolls Royce?

Lógotipos

De onde surgiram os principais logótipos da Rolls Royce?

Da imagem feminina à sobreposição dos R's, o histórico emblema da Rolls-Royce é um dos mais belos do universo automobilístico.

Rolls Royce Spirit of Ecstasy
© Rolls Royce

Conhecida pelos seus modelos de luxo, a Rolls-Royce foi em tempos uma marca exclusiva da realeza e dos chefes de estado britânicos.

A empresa, foi originalmente fundada em 1904 — mas apenas teve o seu nome oficializado em 1906 — em Manchester, Inglaterra, sendo que atualmente é subsidiária do Grupo BMW, tendo alcançado ao longo dos anos o merecido estatuto de uma das mais conceituadas marcas do mundo.

© Salão Motorclássico

Uma imagem mais monocromática

Mas como terá surgido o icónico símbolo da Rolls-Royce? O entrelaçado dos R’s é fácil de adivinhar, pois advém da junção dos apelidos dos seus fundadores: Frederick Royce e Charles Rolls. Primeiramente, a empresa foi batizada de Rolls and Royce Co., mas o “and” acabou por cair para dar lugar a um hífen.

Curiosamente, o logótipo original tinha acabamentos em encarnado, porém, esta cor acabou por dar lugar ao mais discreto preto, que simbolizava o profissionalismo e autoridade da marca. Reza a lenda que após a morte de Frederick Royce, em 1933, a cor preta seria um sinal de luto pelo falecimento de um dos fundadores da marca.

Leia também: Eletrificação «obrigou» a Rolls-Royce a redesenhar o “Spirit of Ecstasy”

Spirit of Ecstasy

Mas se existe algo de marcante no logótipo da Rolls-Royce é sem sombra de dúvida a escultura feminina tridimensional, em prata, pousada sobre o capô.

© Rolls Royce

As origens do “Spirit of Ecstasy” são o resultado de lendas, mitos e factos misturados com uma pitada de mistério e intriga. A escultura remonta então ao século XIX e está relacionada com uma história de amor e um estátua grega.

Tudo começou quando John Douglas-Scott-Montagu, um jornalista freelancer e um entusiasta automóvel, pediu ao seu ilustrador, Charles Skyes, que criasse uma ornamento para o capô do seu Rolls‑Royce Silver Ghost. Este criou uma mascote inspirada na amante de Montagu — Eleanor Thornton.

Quando em 1909, Claude Johnson, relações públicas da Rolls-Royce, quis criar oficialmente um emblema tridimensional para a marca inglesa, este chegou a contacto com Skyes — através do seu amigo Montagu —, que voltou a criar o emblema inspirado na mesma mulher e que denominou de Spirit of Ecstasy.

Eleanor Thornton (esquerda) e Charles Skyes (centro)
© Rolls Royce Eleanor Thornton (esquerda) e Charles Skyes (centro)

Johnson já tinha uma imagem mental do tipo de mascote que queria, inspirada na estátua grega Nike of Samothrace, Deusa da Vitória, esculpida 190 A.C., que é retratada como uma divindade alada a descer dos céus, envolta num manto fluído, o que justifica as asas no ornamento do capô da Rolls-Royce tem.

A mascote da marca inglesa, encontra-se até hoje representada nos carros da Rolls Royce e caracteriza a busca pela liberdade pessoal e da conformidade, assim como de energia, graça e beleza.

No entanto, esta mascote nunca foi «batizada» pelos seus fundadores, uma vez que Charles Rolls faleceu antes de esta estar concluída e Henry Royce nunca foi propriamente um fã» de mascotes.

Evolução em tamanho do “Spirit of Ecstasy

A Rolls-Royce atualmente mantem-se leal à sua herança e raízes, e continua a utilizar o mesmo logo de 1907 — mesmo que tenham sido feitas algumas alterações, a essência permanece até aos dias de hoje.

O Spirit of Ecstasy entretanto já sofreu algumas alterações, mas mantem-se fiel à imagem originalmente desenhada por Skyes.