Clássicos Leão ou leoa? Qual a verdadeira história do logótipo da Peugeot

Logótipos

Leão ou leoa? Qual a verdadeira história do logótipo da Peugeot

As origens da marca francesa remontam ao início do século XIX, mas só em 1905 foi utilizado pela primeira vez o emblema num automóvel. Hoje, recordamos o significado do leão no símbolo da marca.

O Leão Peugeot apareceu nos carros dos filhos dos irmãos Peugeot, por volta de 1907.
© Peugeot

Embora seja reconhecida actualmente como um dos maiores fabricantes de automóveis na Europa, a Peugeot começou por fabricar… serras. Sim, leram bem.

O século XX foi uma altura de desenvolvimento para a Peugeot, não só a nível automóvel, mas também a nível de logótipo.

Desde 1905 até 2022 a marca registou cerca de dez variantes diferentes do primeiro logótipo apresentado em meados do séc. XIX. Porém, até ao início do século XX o tão conhecido felino francês esteve apenas gravado em serras. Como? A resposta encontra-se nos próximos parágrafos.

Nascida em 1958, a Peugeot foi passando por várias indústrias, até se fixar na indústria automóvel, com a produção do primeiro motor de combustão apenas final do século XIX.

Assim, o logótipo só teve a sua primeira aparição nas grelhas automóveis em 1905 (curiosidade: no carro de um dos filhos dos irmãos Peugeot). O emblema destacava-se por ter um leão a caminhar sobre uma flecha — «reza a lenda» que esta representa a velocidade de corte da serra.

Evolução do logótipo da Peugeot

Na década de 1920, o símbolo ganhou dimensões 3D. Existindo duas variantes de emblemas: um em que o Leão “posa orgulhosamente”, e outro em que o felino é representado em movimento (ver na fotogaleria). Em 1933, o «corpo» deste desaparece para dar lugar a apenas à cabeça no topo das grelhas dos automóveis.

Em meados do século XX, com o lançamento do seu primeiro modelo automóvel pós-guerra (203), o logótipo de Leão passa a ser bidimensional, uma vez que as saliências externas foram proibidas nos veículos.

Até aos anos 70 o emblema sofre várias alterações que o vão tornando cada vez mais minimalista, acabando apenas no contorno do Leão a prateado em 1975. Porém, em 1998 o símbolo do felino volta a ganhar profundidade, mantendo a cor prateada, sobre um fundo azul.

Leia também: Porque há uma serpente no logótipo da Alfa Romeo?

Em janeiro de 2010, por ocasião do 200.º aniversário da marca, a Peugeot anunciou a sua nova identidade visual. O felino francês ganhou um efeito bimetálico e libertou-se igualmente do fundo azul para, segundo a marca, “exprimir melhor a sua força”.

Em 2022, a marca volta a 1960, “com o foco na cabeça do leão dentro de uma espécie de escudo e onde se pode ler, também, Peugeot”.

Leão ou Leoa?

Apesar de existir um debate sobre o género do animal do logótipo, uma vez que “algumas pessoas argumentam que é a leoa caçadora que é rápida e morde, ao contrário do leão que se mantém com o grupo sobre o qual governa com autoridade e orgulho.” 

A realidade é que a Peugeot não tem uma resposta certa: “seja qual for o caso, macho ou fêmea, o felino continua a ser o símbolo do fascínio excecional dos veículos Peugeot.”

Para além da marca francesa não ter uma resposta certa, na prática as leoas não têm juba, o que, por si só, já pode servir como resposta. No entanto, deixamos para os nossos leitores essas «suposições».

Fique ainda a conhecer o novo Peugeot e-308:

Sabe esta resposta?
Em que ano foi fundada a sociedade Peugeot Frères Aînés?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

É assim que a Peugeot vai comemorar os seus 210 anos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

É assim que a Peugeot vai comemorar os seus 210 anos